×
Loading ...

Dez condutas para você fracassar profissionalmente

Getty Premium

Introdução

Fracassar no mercado de trabalho é bem mais fácil do que parece. Algumas posturas negativas que os profissionais adotam, seja por falta de experiência ou conhecimento, podem ser cruciais para definir seu futuro em uma empresa. É preciso ter bastante humildade, paciência e compreensão no ambiente onde se trabalha. Falta de educação, egoísmo e outras atitudes destrutivas contra chefes, clientes ou colegas revelam a falta de seriedade e pouco compromisso com o sucesso da empresa. Veja a lista de dez condutas que podem fazer você fracassar no mercado de trabalho.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Não respeite seus superiores

Muitos jovens que conseguem seu primeiro emprego acabam pecando pelo mau comportamento e falta de respeito no ambiente de trabalho. Uma empresa não é uma escola ou faculdade onde você desrespeita seu superior e todos seus colegas dão gargalhada. É preciso uma mudança drástica de postura, sendo necessária muito mais seriedade e comprometimento. Lembre-se de que é seu emprego que vai pagar suas contas e financiar seus sonhos. Respeite seus superiores, pois eles serão um dos maiores responsáveis pelo sucesso ou não da sua carreira profissional.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Não se importe com o horário

Chegar atrasado, sair toda hora para fumar e levar mais tempo que o permitido no almoço são exemplos de desrespeito ao horário da empresa. É certo que muitas empresas atualmente estão mais flexíveis quanto a isso, deixando até funcionários trabalharem de casa por alguns dias. Se seu empregador exige um horário fixo, respeite. Não pense que seu chefe vai sempre acreditar em suas desculpas por chegar tarde. Estar no escritório sempre no horário correto mostra seu comprometimento com a empresa, que é sempre valorizado pelos superiores.

Comstock/Comstock/Getty Images

Esqueça o uso do português correto

Seja para falar ou escrever, é preciso sempre tomar cuidado com o uso correto da língua portuguesa. Preste atenção ao uso certo do plural, à conjugação dos verbos e à ortografia. Um simples erro de português parece banal, mas acaba mostrando muito da sua formação. Se constantemente usa palavras erradas e escreve de maneira equivocada, a imagem que você passa para seus colegas é de uma pessoa despreocupada e relaxada quanto à norma culta da língua. Pior ainda é quando algum erro acontece perante um cliente. Sua falta de conhecimento pode causar até mesmo prejuízo!

Comstock/Comstock/Getty Images

Pratique o egoísmo

Pensar só em si mesmo, não compartilhar ideias nem materiais de trabalho é péssimo para a imagem de um empregado. Para uma empresa ter sucesso, é preciso o empenho de várias colegas. Não pense que fazendo tudo só para você, sem ajudar os demais, pode obter algum tipo de destaque. É preciso jogar limpo e colaborar com seus pares. Um funcionário egoísta, além de mostrar que não está ligando para a empresa como um todo, também gera um péssimo clima no ambiente de trabalho. Ninguém vai querer trabalhar com uma pessoa que não sabe conviver em grupo.

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Não trabalhe em equipe

Outro ponto fraco é não saber trabalhar em equipe. A não ser que você seja um profissional liberal independente, cedo ou tarde precisará atuar com colegas no ambiente de trabalho em algum projeto. Deixa o ego de lado e ouça, converse, não tenha medo de mudar de opinião. Uma pessoa que nunca escuta opiniões, gera atritos e perde o controle quando recebe uma crítica, o que não é saudável para uma empresa. Pense no sucesso de todos e não somente em se destacar. Quando todos são bem sucedidos, você também sai ganhando.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Fale mal de seus colegas

A convivência no ambiente de trabalho nem sempre é simples. Opiniões, modos de vida e comportamentos diferentes eventualmente acabam se chocando. Mesmo que você não goste de alguma pessoa do local do seu trabalho, evite criar intrigas ou fofocas. Isso não é profissional. Caso haja algum problema profissional com ela, entre em contato com a chefia ou o departamento de recursos humanos para resolver a situação. Criar boatos ou simplesmente falar mal de alguém para outros pode acabar sendo pior para seu futuro profissional.

Comstock/Comstock/Getty Images

Não compartilhe informações importantes

Muitas pessoas com pressa e ambição de subir na carreira acabam cometendo pecados profissionais. Um deles é não compartilhar informações importantes e cruciais para o bom andamento do trabalho. Pensando que estão em vantagem por saber de algum dado essencial que os colegas desconhecem, muitos funcionários terminam prejudicando toda a equipe e até mesmo o sucesso da empresa. Existe uma diferença entre segredo profissional e informação importante para o andamento da empresa. Não deixe sua ambição por sucesso prejudicar sua carreira.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Falte a compromissos

Reuniões com chefes, feiras de negócios, palestras e cursos de aperfeiçoamento são exemplos de compromissos a que o funcionário de uma empresa não pode faltar. Se você se comprometeu a participar, não deixe os outros empregados e seu chefe não mão quando eles mais precisam. Faltar a compromissos importantes mostra claramente que você não leva a sério seu trabalho, sua carreira e a empresa. É claro que existem exceções, como doença ou outros percalços, mas evite ao máximo faltar a reuniões importantes. Seu sucesso está em jogo.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Não ouça seu cliente

Muitos empregados esquecem que os clientes são quem paga seus salários e não dão o devido valor a eles. Em um cargo em que você lida diretamente com eles, o mais importante é escutar. Seja bastante paciente e compreensivo com quem está contratando um serviço da sua empresa, pois clientes felizes se tornam multiplicadores do sucesso da companhia, recomendando-a a amigos. Por mais difícil que seja, evite entrar em conflito e discussões. Caso alguma situação complicada com um consumidor apareça, peça a ajuda dos seus superiores.

Barbara Penoyar/Photodisc/Getty Images

Não escute conselhos

Escutar é algo que o profissional tem que fazer durante toda sua carreira. Quando a pessoa é iniciante, porém, deve prestar ainda mais atenção no que os colegas, chefes e clientes dizem. Nada ensina mais do que a vivência e a experiência de um trabalho em equipe. Use seus colegas como verdadeiros professores e tente adquirir um pouco do conhecimento deles. Trocar ideias, além de enriquecer culturalmente, é crucial para poder entender melhor como o trabalho funciona no dia a dia.