×
Loading ...

As frutas podem ser colocadas em um saco plástico para amadurecerem mais rápido?

Ao deixar as frutas compradas no mercado em sacos plásticos fechados, você poderia arruinar a sua produção. Embora determinados frutos possam amadurecer no saco, outros nunca poderão e alguns apresentarão mofo e um gosto desagradável. Saiba como escolher e manter a sua fruta madura e fresca.

As bananas são ricas em etileno, um hormônio que induz a maturação (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Frutas estressadas

Certas frutas amadurecem depois de terem sido colhidas da árvore; essas incluem bananas, maçãs, abacates, pêssegos, damascos, ameixas, peras, mangas e kiwis. Todas essas frutas liberam gás etileno. O etileno é um hormônio de estresse que causa o amadurecimento da fruta. Quando a fruta amadurece, o amido se transforma em açúcar e torna-a mais doce. A fruta mais doce é mais atraente para os animais que a comem e, por sua vez, dispersam as sementes para propagar mais frutos. Portanto, o amadurecimento é uma maneira de preservar o legado de um fruto.

Loading...

Papel

Se você quer amadurecer as frutas que contêm etileno, coloque-as em um saco de papel sobre o balcão ou em local fresco e seco, longe da luz solar direta. O saco vai impulsionar a liberação de etileno. Os agricultores tiram proveito de etileno ao pegar maçãs antes que estejam maduras e mantê-las em salas escuras e frias especiais, que retardam a liberação do hormônio do estresse. Antes que as maçãs sejam levadas ao mercado, elas são expostas ao etileno e atingem a perfeita maturação para a compra, não importa qual seja a época.

Maçãs ruins

Se você quiser acelerar o processo de amadurecimento ainda mais, coloque uma maçã madura no saco com outra fruta. Tenha cuidado para não colocar uma maçã podre no interior do saco, ou a outra liberará muito etileno e apodrecerá também; daí o ditado: "basta uma maçã podre para estragar toda a cestada".

Plástico

Se você deixar as frutas compradas no mercado em sacos plásticos fechados, pode realmente abrandar o processo de amadurecimento e aumentar o mofo e o apodrecimento, devido ao acúmulo de umidade e dióxido de carbono. Você também esgota o oxigênio do fruto ao selá-lo em um saco plástico, o que pode levar ao apodrecimento em vez do amadurecimento.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...