A história do bolo de três leites

••• Jeff Kramer: Flickr.com

O bolo de três leites, um bolo fofo coberto por creme de leite, leite condensado e leite, é a melhor pedida em celebrações na América Central e, agora, nos EUA. É difícil apontar sua origem, entretanto, um número de nações latinas recebe crédito pela invenção. "Parece uma criança com vários pais", escreveu Jacqueline Higuera McMahon do "The San Francisco Chronicle".

Nascido na Nicarágua?

Um grande número de fontes de receitas dá a origem do bolo de três leites como sendo a Nicarágua. "Muitos historiadores pensam que ele veio da Nicarágua", diz o "What’s Cooking America", enquanto o "What’s 4 Eats" completa: "O famoso bolo de três leites... acredita-se que tem sua origem na Nicarágua". No "Netcooks.com", a entrada do bolo é listada por "Três leites: proveniente da Nicarágua". (http://whatscookingamerica.net/History/Cakes/TresLechesCake.htm) (http://www.whats4eats.com/desserts/pastel-de-tres-leches-recipe) (http://www.netcooks.com/recipes/Desserts/Tres.Leches.html)

No entanto, tais atribuições vêm, geralmente, na voz passiva e sem informação específica de fontes. Longe de serem conclusivas, outras evidências mais específicas mostram uma conexão histórica com o México.

Conexão corporativa

Uma teoria que tem pelo menos alguns dados concretos é que o bolo foi uma invenção corporativa da indústria do leite. De acordo com "Rockin’ Robin’s Cooking Mexican Recipes", ainda há relatos de que a Nestlé Corporation vendia creme de leite e leite condensado de uma planta, no México, no começo de 1875, com a receita nas latas. (http://www.cooking-mexican-recipes.com/tres-leches-cake.html)

Em uma história do "The Austin Chronicle", em 2004, o escritor MM Pack confirmou com a Nestlé Mexico que a empresa, de fato, publicou a receita do bolo de três leites nos rótulos das garrafas de leite vendidas no país e que a companhia começou a criar os produtos lácteos manufaturados no México,por volta da 2ª Guerra Mundial. No entanto, a Nestlé mexicana não pôde confirmar exatamente quando publicou a receita. (http://www.austinchronicle.com/gyrobase/Issue/story?oid=oid% 3A196888)

Raízes europeias

Pack não acredita que o bolo de três leites tenha sido inventado pela Nestlé. Em vez disso, conclui que o bolo deve ter se desenvolvido séculos atrás, enquanto o Novo Mundo aceitava a tradição europeia de bolos "molhados". Sua evidência para uma ligação faltante: um livro de receitas mexicano reportando que, antes, um pão molhado no vinho e posto em camadas com creme de leite apareceu no México no século XIX. (http://www.austinchronicle.com/gyrobase/Issue/story?oid=oid%3A196888)

Variações

Não importa onde começou, mas a popularidade do bolo de três leites se expandiu pela América Central e EUA, com diferentes nações e regiões dando seu toque especial. Algumas nações caribenhas adicionaram rum à equação, enquanto os chefes americanos acrescentaram doce de leite para criar um bolo de quatro leites.(http://www.cuatroleches.com/Cuatro_Leches_Miami_Menu.html)

De bolo para sorvete

A Nestlé, empresa responsável pela disseminação das receitas do bolo de três leites na América Central através de seus rótulos, voltou-se novamente para a receita em 2003, quando lançou o sorvete de três leites através da marca Haagen-Dazs. Em um comunicado à imprensa, a empresa descreveu o sabor como: "Pedaços de bolo fofo com o gostinho de rum estão combinados em um sorvete rico em leite e creme, adornado com um delicado fio de caramelo e um toque de coco". (http://www.hispanicbusiness.com/news/2003/4/9/haagendazs_introduces_desserts_extraordinairetm_and_tres.htm)

Mais recentes

×