×
Loading ...

Ideias para projetos sobre as camadas da Terra

Embaixo da aparentemente plácida superfície da Terra se agitam complexas camadas de componentes sólidos e líquidos que fornecem o equilíbrio de estabilidade e a energia dinâmica que ancora nosso planeta. Embora a primeira ideia que venha à cabeça em um projeto sobre as camadas da Terra seja um modelo de esfera de isopor cortado ao meio, uma maneira mais criativa de pensar pode lhe render uma ideia que será mais divertida de executar.

As camadas mais exteriores da Terra são a crosta continental e os oceanos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Jornada ao centro da Terra

Escreva um conto descrevendo o que aconteceria se você pudesse viajar para o centro da Terra. Inclua algumas explicações sobre como você seria capaz de suportar as temperaturas escaldantes e porque está embarcando nesta jornada. O coração do conto deve ser descrever aquilo que vê e encontra à medida que viaja pela crosta da Terra até o centro. Descreva a composição, textura, aparência, temperatura e outras características das várias camadas.

Loading...
Ilustre sua história fantástica, porém baseada em fatos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Bolo das camadas da Terra

Decore um bolo que ilustre as camadas da Terra para apresentar a informação visualmente. Asse um bolo redondo no sabor que preferir. Misture uma camada de glacê branco. Decida quantas das camadas da Terra deseja incluir no seu modelo. Dependendo de quão detalhado você pretende ser, pode variar de quatro a uma dúzia ou mais camadas. Divida o glacê no número de camadas desejadas levando em conta a espessura (algumas das camadas da Terra são mais espessas do que outras). Adicione cada parte de glacê com um corante diferente. Cubra o bolo fazendo círculos concêntricos, com o círculo central representando o coração da Terra. Use um tubo estreito para escrever com glacê preto o respectivo nome em cada camada.

Maquete da Terra

Faça uma maquete da Terra usando uma esfera de espuma cortada ao meio com camadas pintadas com espessuras proporcionais. Por exemplo, a crosta da Terra tem entre 6,5 e 65 km de espessura e, portanto, deve ser uma camada relativamente fina, enquanto o manto e o núcleo exterior tem mais de 1600 km de espessura. Este projeto incorpora matemática, pois você terá que calcular o quão grossa deve ser cada camada para manter a proporcionalidade entre elas.

Música das camadas da Terra

Faça uma musiquinha que dê os nomes, descreva e ajude as pessoas a memorizar as camadas da Terra. Comece anotando todas as camadas que precisa incluir no seu projeto. Escreva os fatos mais importantes e interessantes sobre cada camada. Decida que estilo de música usará como base e comece a compor a letra. Pode ser útil começar com a melodia de uma música que já existe e escrever uma letra que encaixe nela.

Toque uma peça musical para seus colegas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...