Como impedir empregados de usarem seus celulares durante o trabalho

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Celulares tornam possível falar com amigos, familiares, clientes e colegas a qualquer hora e lugar. No entanto, o uso do celular pode prejudicar o ambiente de trabalho e reduzir a produtividade. Empregadores estão aumentando as restrições de uso do celular no ambiente de trabalho por várias razões, incluindo produtividade. Com essa maravilha tecnológica vem considerações de prudência e cuidados, que são apenas algumas das razões pelas quais os empregadores estão implementando políticas de trabalho direcionadas ao uso de aparelhos celulares durante as horas de trabalho.

Passo 1

Determine a razão principal pela qual você quer que seus empregados parem de utilizar celulares no trabalho. Algumas razões comuns para restringir a utilização de celulares inclui segurança, cortesia profissional e produtividade. Considere essas três razões além de outras. Revise qualquer reclamação que o setor de recursos humanos tenha a fazer sobre empregados usando celulares durante as horas de trabalho.

Passo 2

Monitore a frequência e o tempo do uso do celular no ambiente de trabalho. Se relativamente poucos funcionários estão utilizando celulares, considere utilizar apenas um memorando lembrando os funcionários de que o uso de celulares é apropriado apenas durante as horas em que não estão trabalhando, como pausas, horário de almoço e antes e depois da hora marcada de trabalho.

Passo 3

Observe onde os empregados usam os celulares. Se o uso ocasional não afeta a produção geral da sua organização, mas alguns empregados interrompem o trabalho, então discuta o problema individualmente com os funcionários aos quais o uso de celular atrapalham outros funcionários. Além disso, se você notar funcionários atendendo o celular ao invés de atendendo clientes, comunique a posição da companhia de modo que isso esteja afetando o atendimento ao consumidor. Sob nenhuma circunstância o uso de celular deve interromper reuniões formais ou apresentações, a não ser que seja alguma emergência séria.

Passo 4

Reveja o manual do funcionário para políticas sobre os dispositivos de comunicação. Se sua empresa tiver uma política escrita, você talvez tenha que reintegrar a política via um memorando para todos os empregados ou durante reuniões de departamentos agendadas. Se um lembrete urgente for necessário, considere marcar uma reunião com todos os empregados para rever a política e anunciar a postura da companhia no uso de celulares.

Passo 5

Revise a política da sua companhia para incluir o uso de celulares modernos, que podem mandar SMS, acessar internet e e-mail, escutar música ou usar outros aplicativos disponíveis através da tecnologia do celular. Planeje e desenvolva uma política escrita com relação a celular se você não tiver nenhuma. Certifique-se de incluir as consequências para violação quando você estiver desenvolvendo a política, e distribua cópias da mesma para todos os funcionários.

Passo 6

Pense nas ramificações de implementar uma política que proíbe completamente o uso de celulares pelos funcionários. Para pais que trabalham, isso poderia significar que as crianças ou familiares não seriam capazes de contatá-los em emergências ou para ligações de rotina após a escola. Isso também pode levar os funcionários a se sentir como se eles precisassem se esquivar furtivamente para fazer uma ligação rápida ou privada. Ao assumir que a sua companhia é capaz de tal acordo, considere permitir que os funcionários possam usar os telefones de trabalho para conversas rápidas. Isso transmite uma importante mensagem para os seus empregados, de que você é justo e razoável.

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