Como lidar com um professor que está perseguindo um aluno

Alguns professores passam dos limites entre disciplina e intimidação

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Apesar de todo mundo já ter ouvido o filho reclamar dos professores, são rígidos mandadores de tarefas, há uma enorme diferença entre um educador que disciplina e um que persegue. Um professor que segue as regras e regulamentos para manter a ordem pode não ser muito popular, mas está em seu direito como líder da classe. Porém, um educador que usa intimidação, constrangimento e o ridículo como armas contra um ou mais estudantes é apenas um valentão.

Step 1

Determine se o tratamento do professor com seu filho é disciplina normal ou um abuso. Pergunte a seu filho questões pontuais para verificar se o professor está apenas aplicando a disciplina apropriada ou depreciando a criança.

Step 2

Determine se o abuso é emocional, físico ou ambos. Nunca é bom que um professor toque seu filho de maneira agressiva. Diferentemente dos velhos costumes, os professores são orientados a não usar táticas como puxões de orelha, puxar o cabelo, beliscar ou dar tapas -- coisas que eram comuns na sala de aula nos seus tempos de criança.

Step 3

Combine uma reunião com o professor e expresse suas preocupações de maneira firme, porém calma. Mencione ocasiões específicas que seu filho contou a você e peça uma explicação para o professor. Esteja preparado para um professor abusivo que irá diminuir o incidente, e siga seus instintos sobre o que você ouviu.

Step 4

Dê ao professor a oportunidade de mudar de comportamento. Depois que vocês conversaram, ele sabe que você está ciente das táticas. Peça que seu filho te mantenha informado sobre se o comportamento anterior foi resolvido.

Step 5

Faça uma reunião com o diretor, se necessário, e insista por uma intervenção apropriada. Alguns professores se recusam a parar suas táticas abusivas baseados apenas em reclamações de pais. Outros parecem inconscientes de que estão fazendo algo errado. O fato de seu filho sentir-se com medo ou intimidado, porém, é uma razão para ir aos superiores do professor.

Step 6

Peça que seu filho seja removido da sala desse professor e colocado em outra, se o comportamento continuar depois de diversas tentativas de resolvê-lo. Vá até onde for necessário para que isso aconteça, mesmo que isso signifique ir até a mesa diretora da escola ou o superintendente. A saúde mental e emocional de seu filho valem qualquer inconveniência.

eHow Brasil
×