Como limpar uma chaleira de ferro fundido enferrujada
rust image by Cherry-Merry from Fotolia.com
As chaleiras de ferro fundido tem uma vida útil bem longa com o cuidado adequado, mas, se você deixá-la molhada com frequência ou deixar água no recipiente por muito tempo, ele enferrujará. A ferrugem surge na forma de uma camada marrom ou avermelhada no ferro, por conta da ação do oxigênio e da umidade. Esvaziar e secar a chaleira após o uso ajudará a prevenir a ferrugem, mas, caso ocorra, você poderá removê-la com itens encontrados em casa. Ao impedir que a ferrugem se espalhe, a limpeza fica mais fácil; logo, se notar sinais de ferrugem na chaleira, limpe imediatamente.
Dicas
Step 1
Coloque a chaleira de lado, em uma superfície lisa, entre dois objetos pesados, para que ela não se mova.
Step 2
Aplique de duas a quatro colheres de sopa de sal grosso e duas colheres de sopa de óleo vegetal ao interior e exterior da chaleira. Adicione mais se necessário, sempre mantendo a proporção.
Step 3
Dobre uma toalhinha ao meio e esfregue vigorosamente. Concentre o ato nas áreas enferrujadas, mas passe por todo o interior e exterior da chaleira com a mistura de sal e óleo. Substitua a toalha por outra quando esta se cobrir de ferrugem para prevenir de espalhá-la de volta na chaleira.
Step 4
Use uma palha de aço para remover as manchas de ferrugem da chaleira. Enxague-a constantemente para não espalhar a ferrugem de novo.
Step 5
Lave a chaleira com detergente, enxaguando com água quente, e seque-a por completo para impedir que a ferrugem retorne.
Step 6
Passe uma fina camada de óleo vegetal no interior e exterior da chaleira com uma toalha de papel e leve-a ao forno aquecido a 200 graus Celsius por uma hora. Remova o excesso de óleo com uma folha limpa de papel toalha e deixe a chaleira esfriar por completo antes de usá-la.
Advertência
- Não use detergente para limpar a chaleira após o processo de cura.
Sobre o Autor
Angela LaFollette holds a Bachelor of Arts in advertising with a minor in political science from Marshall University. LaFollette found her passion for writing during an internship as a reporter for "The West Virginia Standard" in 2007. She has more than six years of writing experience and specializes in topics in garden and pets.
Créditos Fotográficos
rust image by Cherry-Merry from Fotolia.com