Como limpar uma chaleira de ferro fundido enferrujada

••• rust image by Cherry-Merry from Fotolia.com

As chaleiras de ferro fundido tem uma vida útil bem longa com o cuidado adequado, mas, se você deixá-la molhada com frequência ou deixar água no recipiente por muito tempo, ele enferrujará. A ferrugem surge na forma de uma camada marrom ou avermelhada no ferro, por conta da ação do oxigênio e da umidade. Esvaziar e secar a chaleira após o uso ajudará a prevenir a ferrugem, mas, caso ocorra, você poderá removê-la com itens encontrados em casa. Ao impedir que a ferrugem se espalhe, a limpeza fica mais fácil; logo, se notar sinais de ferrugem na chaleira, limpe imediatamente.

Dicas

Passo 1

Coloque a chaleira de lado, em uma superfície lisa, entre dois objetos pesados, para que ela não se mova.

Passo 2

Aplique de duas a quatro colheres de sopa de sal grosso e duas colheres de sopa de óleo vegetal ao interior e exterior da chaleira. Adicione mais se necessário, sempre mantendo a proporção.

Passo 3

Dobre uma toalhinha ao meio e esfregue vigorosamente. Concentre o ato nas áreas enferrujadas, mas passe por todo o interior e exterior da chaleira com a mistura de sal e óleo. Substitua a toalha por outra quando esta se cobrir de ferrugem para prevenir de espalhá-la de volta na chaleira.

Passo 4

Use uma palha de aço para remover as manchas de ferrugem da chaleira. Enxague-a constantemente para não espalhar a ferrugem de novo.

Passo 5

Lave a chaleira com detergente, enxaguando com água quente, e seque-a por completo para impedir que a ferrugem retorne.

Passo 6

Passe uma fina camada de óleo vegetal no interior e exterior da chaleira com uma toalha de papel e leve-a ao forno aquecido a 200 graus Celsius por uma hora. Remova o excesso de óleo com uma folha limpa de papel toalha e deixe a chaleira esfriar por completo antes de usá-la.

Mais recentes

×