Como fazer vinagre de arroz

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O vinagre de arroz é muito importante na culinária asiática. É menos ácido e mais suave que o vinagre regular, além de ter um gosto posterior adocicado que vem do arroz. Funciona especialmente bem em pratos agridoces, conservas e frituras. Também é essencial na preparação do arroz do sushi. Acredita-se que o vinagre de arroz ajuda na digestão e é uma opção de baixa caloria para quem está de dieta.

Passo 1

Lave o arroz e deixe-o imerso em água por pelo menos quatro horas. Para melhores resultados, refrigere esta mistura de um dia para o outro.

Passo 2

Escoe a água do arroz com um pano ou filtro. Adicione 3/4 de xícara de chá de açúcar branco para cada xícara do arroz hidratado. Misture bem até que a açúcar tenha se dissolvido por completo.

Passo 3

Ferva a mistura de arroz hidratado e açúcar no fogo médio por 20 minutos. Para melhores resultados, faça esse processo em banho-maria. Deixe esfriar e despeje em um recipiente de vidro.

Passo 4

Adicione 1/4 de xícara de fermento para cada xícara da mistura de arroz e açúcar.

Passo 5

Deixe a mistura descansar, fermentando de quatro a sete dias, ou até que as bolhas tenham desaparecido. A cada 4 a 7 dias, filtre a mistura e mude-a para um outro recipiente de vidro. Você pode envelhecer o vinagre por até um mês -- quanto mais tempo fermentar, mais forte será o sabor. Ferva a mistura novamente, antes de engarrafá-la.

Mais recentes

×