Como fazer vinagre de arroz
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O vinagre de arroz é muito importante na culinária asiática. É menos ácido e mais suave que o vinagre regular, além de ter um gosto posterior adocicado que vem do arroz. Funciona especialmente bem em pratos agridoces, conservas e frituras. Também é essencial na preparação do arroz do sushi. Acredita-se que o vinagre de arroz ajuda na digestão e é uma opção de baixa caloria para quem está de dieta.
Step 1
Lave o arroz e deixe-o imerso em água por pelo menos quatro horas. Para melhores resultados, refrigere esta mistura de um dia para o outro.
Step 2
Escoe a água do arroz com um pano ou filtro. Adicione 3/4 de xícara de chá de açúcar branco para cada xícara do arroz hidratado. Misture bem até que a açúcar tenha se dissolvido por completo.
Step 3
Ferva a mistura de arroz hidratado e açúcar no fogo médio por 20 minutos. Para melhores resultados, faça esse processo em banho-maria. Deixe esfriar e despeje em um recipiente de vidro.
Step 4
Adicione 1/4 de xícara de fermento para cada xícara da mistura de arroz e açúcar.
Step 5
Deixe a mistura descansar, fermentando de quatro a sete dias, ou até que as bolhas tenham desaparecido. A cada 4 a 7 dias, filtre a mistura e mude-a para um outro recipiente de vidro. Você pode envelhecer o vinagre por até um mês -- quanto mais tempo fermentar, mais forte será o sabor. Ferva a mistura novamente, antes de engarrafá-la.
Referências
- "Vinagre: Mais de 400 usos variados, versáteis e muito bons os quais você nunca pensou" Vicky Lansky, 2003 [em inglês]
Dica
- Se quiser deixar seu vinagre claro e brilhoso, adicione duas claras de ovo para cada 40 xícaras da mistura de vinagre.
Sobre o Autor
Walter Koh Jun Ren completed his B.A. in ancient history and classical studies in 2009. He specializes in anthropological, linguistic and religious history. He started his writing and editing career in 2005 with a series of Chinese history chapters for the China Symposium website and is currently working on his thesis involving the performance of sacred poetry in ancient times.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images