Lista de alimentos sem amido e termogênicos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Alimentos termogênicos e pobres em amido são essenciais para quem quer comer de forma saudável e perder gordura corporal. Há um grande número de alimentos diferentes que ajudam a queimar calorias, mas encontrar alimentos que, além de não possuírem amido, sejam termogênicos, é outro desafio. Contudo, com um pouco de conhecimento sobre o que são alimentos sem amido e alimentos termogênicos, você poderá elaborar refeições saudáveis e emagrecedoras.
Resposta termogênica dos alimentos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Muitos fabricantes de suplementos produzem pílulas com efeitos termogênicos, mas estudos mostram que alimentos inteiros podem proporcionar este efeito e acelerar o metabolismo. Comidas ricas em proteínas geram o gasto de cerca de um terço de suas calorias para concluir o processo de digestão. Isto ajuda a queimar gordura de forma mais eficiente, fazendo com que menos calorias sejam estocadas desta forma.
Proteínas magras como termogênicos
O tipo de alimento que proporciona maior aumento da temperatura corporal e requer mais calorias no processo digestivo são as proteínas magras, como frango, cortes magros de porco e peixes não oleosos, como atum em lata ou tilápia. Estas fontes de proteínas magras, por serem digeridas lentamente, proporcionam uma sensação de saciedade, evitando que você sinta vontade de beliscar guloseimas durante o dia. Estas carnes também são muito pobres em carboidratos e amido, o que quer dizer que ajudam a regular o nível de glicose no sangue, e, consequentemente, reduzem a estocagem de gordura.
Vegetais para uma dieta termogênica sem amido

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
Os vegetais também podem promover a queima de calorias. Os vegetais fibrosos são mais difíceis de digerir, então o corpo gasta muitas calorias processando e quebrando os nutrientes. Alguns dos melhores vegetais são brócolis, couve, aspargos, espinafre, aipo, abobrinha e folhas verdes. Eles possuem grande quantidade de fibra e baixo valor calórico. Também são ricos em água, que pode ser utilizada pelo corpo. Não possuem amido, evitando o aumento do nível de glicose sanguínea, e contêm nutrientes termogênicos e vitaminas.
Água para promover a queima de gorduras
As propriedades da água na queima de gordura devem ser valorizadas, em benefício da nossa saúde e do nosso bolso. Água está sempre disponível e é barata. Toda vez que bebemos um copo d'água, a temperatura do corpo se eleva e o metabolismo é acelerado, ajudando a queimar mais calorias ao longo do dia. Estudos mostram que músculos desidratados são menos eficientes do que músculos bem hidratados. Baixa atividade muscular pode causar torpor e aumentar o armazenamento de gordura, ao invés que queimar. Acostume-se a tomar de dois a três litros de água por dia (de dez a quinze copos). Outra vantagem é que a água não possui calorias, então pode ser tomada à vontade.
Mais Artigos
Prevenindo cabelos brancos: alimentos que contêm catalase →

O que comer após hidroterapia de cólon→

Como perder barriga, para meninas adolescentes→

Por que eu caio no sono depois de comer carboidratos?→

Como se alimentar antes de uma competição de fisiculturismo→

O Gatorade aumenta a pressão arterial?→

Referências
Sobre o Autor
Based in Glasgow, Neil White has been writing professionally since 2010. He has a regular column at the online fitness magazine Famouslyfit.com, works as a staff writer for Hammerfist TV and covers Scottish politics for Google News. White has a Bachelor of Science in forest management from the University of Aberdeen.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images