Uma lista de produtos lácteos derivados da vaca

••• milk and cookies image by Kelly Kane from Fotolia.com

Produtos lácteos provêm de vários mamíferos incluindo cabras, ovelhas e iaques. A origem do leite depende de qual for a maior populução de animais na área. Nos EUA, esses produtos têm origem em vacas que são os animais mais populosos na região. Laticínios contêm vitamina A e cálcio, mas também vêm com grandes quantidades de gordura saturada. Embora benéfico, o consumo de laticínios como queijo, manteiga e leite deve ser monitorado.

Leite

Container of milk. Plastic milk bottle image by L. Shat from Fotolia.com

O leite é uma secreção láctea de qualquer animal mamífero, nos EUA são as vacas. Consumidores de leite têm uma grande variedade de escolhas dependendo da quantidade de gordura que desejam consumir: integral, gordura reduzida, semi-desnatado e desnatado. Este produto pode ser vendido em pó, evaporado, com baixa lactose ou baixo teor de sódio. Uma forma de ajudar as crianças a beberem leite é adicionar sabores doces como chocolate, baunilha ou morango. Leite condensado, leite que tem a água removida e açúcar adicionado, é um ótimo ingrediente para doces e sobremesas. Leitelho é um leite de baixa gordura e isento de gordura sólida. É usado para cozinhar ou pode ser consumido puro para ajudar na digestão.

Queijo

Cheese. Cheddar , cream , and feta cheese on a plate image by L. Shat from Fotolia.com

Queijo é um termo genérico para descrever leite coalhado ou nata. Usando ácido e coalheira para coalhar o leite, uma parte se solidifica formando o queijo e outra parte continua líquida, chamada de soro. Há uma grande variedade de queijos que são classificados como frescos e suave, azuis, mal cheirosos, macios e duros. Os chamados queijo cremoso e mascarpone na verdade são falsos queijos, pois não se usa a coalheira no processo de coalhamento. Os frescos e suave são queijos imaturos como a mussarela ou o feta. Os queijos azuis possuem veios de bolor o que lhes fornece um sabor forte. Mal cheirosos incluem os queijos taleggio e morbier cujos sabores vão desde cogumelos até frutas azedas devido ao uso de bactérias no processo de fabricação. Queijos macios são pastosos como o queijo brie e os queijos duros normalmente são ralados sobre a comida, no caso do parmesão.

Manteiga

Butter image by Cornelia Pithart from Fotolia.com

Manteiga é feita do leite, nata ou ambos e contém 80% ou mais de gordura com ou sem adição de sal. É feita a partir da separação da gordura do leite que é batida até que se separe do líquido. Têm grande concentrações de gordura saturada e colesterol devido ao espalhamento da gordura do leite. Geralmente há três tipos de manteigas que são comercializadas: sem sal, usada para assar; levemente salgada, usada para cozinhar; e manteiga batida que é agitada com ar para torná-la mais espalhada, usada como manteiga de mesa.

Iogurte

yogurt with cherries image by Elke Dennis from Fotolia.com

Iogurte é feito quando as bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus são adicionadas ao leite aquecido e fermentam naturalmente. O ácido láctico é produzido durante o processo de fermentação que dá ao iogurte seu sabor característico. Iogurtes vêm numa grande variedade de sabores artificiais e texturas, o mais comum é o iogurte fino, recipientes de dose única com adição de sabores doces como frutas e baunilha. O iogurte grego tem ganhado popularidade, mas é mais caro por ser mais grosso, a textura cremosa se dá pela adição de leite no processo. Outras bactérias que podem ser adicionadas são: Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium, que ajudam na digestão.

Mais recentes

×