Como se livrar do cheiro de camarão após cozinhá-los

Mantenha uma tampa sobre o camarão enquanto cozinha para minimizar os odores

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O camarão, como outros frutos do mar, pode deixar um cheiro forte depois de ser cozido. Quando fresco, não solta tanto odor, mas, quanto mais velho, mais deteriorado estará, o que causa o cheiro "de peixe" que as pessoas não gostam. Tomar precauções antes, durante e depois de cozinhar o camarão pode banir o cheiro rapidamente.

Step 1

Abra todas as janelas da cozinha antes de começar a cozinhar o camarão. Se possível, abra todas as janelas da casa para que o ar possa circular. Ligue o exaustor quando estiver cozinhando para tirar o cheiro. Deixe o ventilador ligado e as janelas abertas por pelo menos uma hora depois de terminar.

Step 2

Cozinhe os camarões em uma panela ou frigideira com tampa, o que minimizará a quantidade de vapor e de odor liberados no ar durante o cozimento. Mantenha a tampa até que os camarões sejam transferidos para um prato de servir, que também deve ser mantido coberto.

Step 3

Depois que terminar de cozinhar, lave imediatamente os utensílios, as panelas e outros itens usados com um detergente de louças à base de limão. Lave a base e a parte superior do fogão para remover todos os respingos da comida. O suco do camarão que se oxida em louças ou em superfícies da cozinha pode criar odores, e a acidez no limpador de limão neutralizará esse cheiro.

Step 4

Coloque no fogo um pot-pourri de limão ou com base cítrica no fogão por duas horas após ter cozinhado. Ao invés de apenas mascarar o cheiro do camarão (que é o que muitos purificadores de ar fazem), ele destruirá o odor, neutralizando-o com o vapor que libera no ar.

Step 5

Encha uma tigela pequena até a boca com vinagre branco. Coloque-a no centro da cozinha (ou tão próxima quanto possível do centro) e deixe-a durante 24 horas. O vinagre absorverá o cheiro do camarão. Se o odor tiver penetrado em outros cômodos na casa, coloque uma tigela de vinagre em cada um deles também.

×