Como fazer livros infantis com material reciclado

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Você pode fazer um simples livro infantil com um saco de papel e alguns cartões de Natal. Este livro é feito para crianças mais novas, mas só o ato de fazê-lo pode ser divertido para crianças e adultos também. Parecido com um livro desdobrável, ele não é feito para leitura, mas para diversão, com um carrossel de cores vivas e partes móveis. A maioria das pessoas tem os materiais básico em casa -- sacos de papel reciclado e cartões de Natal são facilmente coletados.

Step 1

Coloque um saco de papel marrom, horizontalmente, em uma mesa de frente a você. Dobre horizontalmente o papel oito vezes. Faça cada dobra com o mesmo comprimento. Pressione as dobras com força para que fiquem bem firmes.

Step 2

Separe a sacola, cuidadosamente, para que ela se pareça com um acordeão. Terão três bicos no centro do sacola.

Step 3

Corte, pela metade, dez cartões de Natal com a tesoura. Corte-os na dobra em dois grandes pedaços. Corte cada pedaço em quatro partes iguais, horizontalmente. A maioria das tiras será do mesmo tamanho, porém, se não for, não tem problema.

Step 4

Espalhe um pouco de cola no lado de trás de uma das tiras, por todo o espaço. Coloque o lado com cola da tira no topo do primeiro bico. A parte de baixo da tira deve ser dobrada com a outra metade estendida, até depois do bico, mostrando os mesmos ângulos.

Step 5

Coloque cola no lado de trás da outra tira até em cima. Coloque-a no lado oposto do bico, bem abaixo da primeira tira, para que os ângulos das duas tiras se cruzem. Continue colocando as tiras abaixo do bico, alternando os ângulos ao colocá-las em cada lado das tiras, até que tenha chegado a parte de baixo do bico.

Step 6

Repita as instruções 4 e 5 nos dois outros pedaços. Deixe a cola secar por 15 minutos. Dobre o saco com os amassados. As tiras formarão dobras retas. Quando for abrir o livro, as tiras se levantarão, de maneira semelhante a um livro desdobrável.

×