Como fazer melaço

••• sugar image by Randy McKown from Fotolia.com

Nas montanhas dos Apalaches, a arte de fazer melaço está viva e forte. O melaço, um xarope marrom escuro e espesso feito de cana de açúcar ou cana de sorgo, é uma deliciosa alternativa para o mel e o xarope de bordo. Rico em ferro e outros minerais, o melaço tem gosto forte e distintivo, não encontrado em qualquer outro xarope.

Passo 1

Corte a cana de açúcar ou sorgo aproximadamente entre 11 cm e 13 cm acima do nível do chão, no começo de outubro.

Passo 2

Retire as sementes, cortando-as na diagonal, com uma faca afiada. Algumas pessoas deixam a cana descansar por uma semana antes de levá-la à moenda para espremer.

Passo 3

Esprema a cana na moenda até que um tubo grande fique bem cheio.

Passo 4

Coe com panos brancos limpos, torcendo-os para extrair todo o suco.

Passo 5

Despeje o suco numa panela de fervura de aproximadamente 2 m de comprimento, 1 m de largura e 30,5 centímetros de profundidade. Cada panela suportará de 340 a 378 litros de suco.

Passo 6

Coloque a panela no fogão à lenha, descansando-a em blocos de concreto construídos ao redor do fogo. O melaço deve cozinhar devagar e uniformemente para evitar que queime. Ferva o suco por cerca de 6 horas.

Passo 7

Retire a substância verde do topo do suco enquanto ele estiver fervendo. Utilize um coador especial de melaço.

Passo 8

Despeje em jarras esterilizadas ainda quentes para evitar que o melaço esfrie e fique duro. As jarras se selam sozinhas enquanto o melaço esfria.

Mais recentes

×