Como escrever uma retratação formal

Uma retratação formal pode ser um evento privado ou público

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Uma retratação formal é uma declaração formal negando algo previamente asseverado. Um indivíduo, em nome próprio ou em nome de uma organização pública ou privada, pode emitir uma retratação formal. Retrações formais são difíceis, mas necessárias em determinadas circunstâncias. Se você tiver que fazer uma retratação formal, planeje-a com cuidado.

Step 1

Determine os meios apropriados para a retratação, dependendo da natureza do seu discurso ou apresentação original. Defina o público-alvo da mensagem original. Por exemplo, se a informação ou discurso que você está retratando foi distribuído impresso, imprima sua retratação formal na mesma publicação. Por outro lado, se você está retratando um discurso oral anterior, faça-o no mesmo formato (por exemplo: para uma classe, escritório ou congregação).

Step 2

Considere que a retratação formal entregue em seu trabalho tenha uma ideia do tipo de linguagem a ser usada. Por exemplo, se você está retratando uma pesquisa escolar ou científica, leia o discurso formal para outras autoridades ou órgãos para identificar a linguagem e a forma apropriadas para tal discurso.

Step 3

Identifique erros em sua retratação. Torne claro o que está retratando para evitar confusões. Indique quais discursos e plataformas você ainda assegura, se necessário.

Step 4

Assuma seu erro, se ele for proposital ou não. Desculpe-se pelo erro, sem arranjar motivos para ele. Evite atribuir a culpa a outra pessoa ou grupo, já que isto o diminui. Se comprometa a ser mais cuidadoso no futuro, para evitar tais erros.

eHow Brasil
×