Como neutralizar o cheiro de alho na geladeira

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Itens comuns que possuímos em casa podem ser eficientes para neutralizar odores fortes, como o cheiro de alho de restos de comida que permanece em sua geladeira. Odores resistentes podem ser removidos com uma boa limpeza, utilizando produtos encontrados em sua casa. Para uma solução a longo prazo, utilize regularmente materiais que absorvam o odor em sua geladeira para prevenir o aparecimento de mau cheiro.

Materiais que absorvem odores

Passo 1

Coloque os grãos frescos de café em um pote grande e raso, e coloque na geladeira. Posicione os grãos em uma camada uniforme. Deixe o pote na parte inferior da geladeira, por exemplo, na prateleira de baixo. Os grãos devem ficar expostos para promover o efeito de absorver o odor; não coloque-os nas gavetas.

Passo 2

Despeje uma camada uniforme de bicarbonato de sódio em um recipiente raso e coloque na geladeira. Quando o odor do alho tiver desaparecido, você poderá substituir o bicarbonato por uma camada fresca e recolocar na geladeira como uma medida preventiva. Troque o bicarbonato de poucos em poucos meses.

Passo 3

Mergulhe um algodão na baunilha. Coloque-a em um recipiente aberto, como uma tigela de cereais, e ponha na geladeira. Feche a geladeira e deixe por 24 horas. Remova o algodão e, se o cheiro persistir, lave toda a geladeira.

Passo 4

Adicione jornal amassado e carvão na geladeira. Coloque algumas bolinhas de jornal e um pote raso de carvão. Se conseguir distinguir um ponto da geladeira onde o odor estiver especialmente forte, coloque esses itens no local específico.

Limpeza completa da geladeira

Passo 1

Remova tudo o que estiver na geladeira. Coloque os itens em um cooler para mantê-los frescos enquanto estiver fazendo a limpeza. Para uma limpeza completa, esvazie o freezer também, alojando os itens em um cooler com pedaços de gelo.

Passo 2

Remova prateleiras, formas de gelo e gavetas da geladeira. Lave cada peça em água quente com detergente. Enxague em uma solução sanitizante feita de 1 colher de sopa de alvejante de cloro para cada 4 litros de água. Deixe secar.

Passo 3

Misture uma xícara de água quente com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um recipiente pequeno. Usando um pano macio, limpe a parte interna da geladeira e do congelador. Limpe também a porta e seus emborrachados. Enxague o interior do eletrodoméstico com a mesma solução sanitizante.

Passo 4

Deixe a porta aberta por cerca de 15 minutos. A passagem livre de ar permitirá que qualquer odor remanescente desapareça.

Mais recentes

×