×
Loading ...

Obstrução intestinal em cães da raça shih tzu

Obstruções intestinais em cães da raça shih tzu podem ocorrer no intestino delgado ou no intestino grosso. Cães de qualquer idade estão suscetíveis a essa condição, e devem ser tratados imediatamente por um veterinário. As obstruções intestinais não desaparecem sem tratamento e, normalmente, requerem intervenção cirúrgica.

Uma obstrução intestinal é uma condição médica séria (shih tzu dans la neige image by Jeff LEONARD from Fotolia.com)

Causas

Uma obstrução intestinal pode ser causada pela ingestão de um objeto que seja muito grande para passar através do trato intestinal, ou que fique alojado na região. Um tumor abdominal ou intestinal também pode pressionar o intestino, resultando em uma obstrução. Outras causas incluem a hérnia, intussuscepção (quando uma parte do intestino delgado desliza para outra parte) ou torção mesentérica (torção dos intestinos). Se o cão for propenso a engolir objetos estranhos, o risco de obstrução intestinal aumenta. Alguns parasitas intestinais podem ser responsáveis ​​por causar intussuscepções.

Loading...

Sintomas

As obstruções intestinais podem provocar vômitos, febre, letargia, diarreia, falta de apetite, e perda de peso. O abdômen pode ficar inchado ou endurecido ao toque, e o cão pode ter problemas para a passagem das fezes.

Tratamento

O tratamento para a obstrução intestinal irá depender em grande parte da sua causa. O veterinário irá realizar uma radiografia abdominal para determinar a origem do problema. Se a obstrução for o resultado da presença de um corpo estranho, a remoção cirúrgica será necessária. A cirurgia também pode reparar partes do intestino que estejam com hérnias e corrigir intussuscepções e torções. Se a porção intestinal estiver comprometida ou perfurada, ela terá que ser removida. As extremidades não afetadas são, então, ligadas umas às outras. O tratamento complementar envolve a reidratação do cão e o tratamento dos efeitos secundários da obstrução.

Recuperação

Depois de corrigir a obstrução intestinal, o cão deve ser monitorado de perto. Atividades restritas e dieta com alimentos leves serão necessários no pós-operatório por vários dias. A ingestão de líquidos também deverá ser observada para evitar a desidratação. A maioria dos cães que passa por uma obstrução intestinal recupera-se completamente após a cirurgia.

Prevenção

Para prevenir uma obstrução intestinal causada pela ingestão de um objeto estranho, dificulte o acesso a todos os objetos que o cão poderia estar interessado em comer, como o lixo, por exemplo. A vermifugação e a vacinação do cão podem prevenir intussuscepções causadas por parasitas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...