Como fazer o pão ficar menos ressecado

••• Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Preparar pão caseiro é uma habilidade que traz muitos benefícios. Para seu pão não ficar muito ressecado, esfarelando-se com facilidade, confira as dicas abaixo.

Passo 1

Troque de farinha. Se você estiver usando farinha de trigo integral em sua receita de pão, troque pela farinha de trigo branca, que tem mais glúten e vai manter a massa do pão unida, sem se esfarelar. Se você estiver usando farinha de trigo comum, troque pela específica para fazer pão, que é finamente processada, resultando em uma textura melhor.

Passo 2

Reduza a quantidade de farinha de trigo em sua receita de pão. Colocar farinha demais pode afetar a consistência da massa e levar o pão a ficar ressecado e esfarelar com facilidade. Lentamente, reduza a quantidade de farinha de trigo que adicionar à massa enquanto você estiver sovando.

Passo 3

Sove melhor a massa. Caso contrário, o glúten não terá tempo suficiente para se formar, então gaste um tempo a mais nesse passo importante.

Passo 4

Deixe o pão esfriar completamente antes de cortá-lo. Cortar um pão antes de estar completamente frio pode fazê-lo se esfarelar mais facilmente.

Passo 5

Observe o crescimento da massa. Deixá-la crescer mais que o dobro de seu tamanho inicial na primeira hora pode fazer o pão ficar muito seco, se esmigalhando.

Passo 6

Amacie a farinha de trigo integral antes de adicioná-la à massa. Se você estiver preparando um pão integral, o glúten pode estar se quebrando ao encontrar um pedaço do grão integral. Amacie a farinha de trigo com água quente antes de adicioná-la à massa, para cozinhar os grãos, a fim de que se misturem mais facilmente, resultando em um pão com mais "liga".

Mais recentes

×