×
Loading ...

Perguntas comportamentais de entrevista para empregos de nível básico

As perguntas comportamentais são aquelas que o entrevistador pergunta sobre seu passado. Elas dão uma ideia sobre quem você é, como lida com conflitos interpessoais e quão organizado é. Quando for entrevistado para um cargo de nível básico, prepare-se para responder a várias questões comportamentais. Simplesmente dizer a seu entrevistador que é um ótimo jogador em equipe com habilidades excelentes de aprendizagem não é o suficiente para convencê-lo a contratá-lo.

As perguntas comportamentais de nível básico ajudam os empregadores a escolherem os candidatos certos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quem é você

"Fale-me sobre si mesmo" é uma pergunta que faz parte de quase todas as entrevistas. Isso não é um convite para contar a história de sua vida pessoal. Em vez disso, concentre-se em suas realizações acadêmicas e profissionais para mostrar que você tem as habilidades sociais e técnicas para preencher o emprego que está procurando. Por exemplo, se tinha uma posição escrevendo para o jornal da escola e a escola o promoveu a editor, discuta sobre isso. Fale sobre suas realizações e explique como você transformou os obstáculos em oportunidades.

Loading...

Seus pontos negativos

"Qual é o seu maior defeito?" é talvez a mais temida pergunta em entrevistas de emprego. Ninguém gosta de falar sobre si mesmo sob uma perspectiva negativa, especialmente durante uma entrevista. Nunca diga a um empregador que não se lembra de algum defeito que tem. Se você tem o péssimo hábito de tentar agradar a todos, fale sobre isso. Discuta como aprendeu a definir prioridades e a entender que nem todo mundo estará satisfeito, não importa o que você faça. Essa é a hora em que deve ser honesto sobre seus defeitos e mostrar ao empregador como tem trabalhado para melhorá-los.

Saiba como se vender

Muitas empresas farão a pergunta "Por que devo contratá-lo?". Esse é o momento em que você deve se vender e falar sobre sua experiência e habilidades. Caso tenha trabalhado em um projeto na escola que foi um grande sucesso, diga como isso pode ser usado de forma positiva na empresa. Discuta seu compromisso com a excelência e reitere que você é a melhor pessoa para o trabalho. Não implore. Nunca peça ao gerente para dar uma chance de modo a não parecer desesperado.

Conflitos interpessoais

"Conte-me sobre uma ocasião que discordou do seu professor ou antigo chefe". Essa é uma pergunta crítica pois trata sobre como lida com conflitos. Ela indicará ao empregador se você tem a capacidade de superar as dificuldades com os outros sem criar mais problemas. Se puder resolver questões diplomaticamente ao invés de recorrer a argumentos sérios, isso mostra o tipo de maturidade que o distingue das pessoas sem esta qualidade.

Metas e objetivos

Outra pergunta favorita em entrevistas é: "Quais são seus objetivos para daqui a cinco ou dez anos a partir de agora?". Se não souber responder, isso indica que você pode não ser bem organizado, nem tem a capacidade de fazer planos e seguir prazos. Você deve sempre manter-se aberto à possibilidade de mudança. Quando alguém se dá um roteiro a seguir para a próxima década, isso mostra ao entrevistador que você é motivado, ambicioso e entende os prazos. Também é uma boa ideia discutir como definiu metas para si mesmo no passado e como se sentiu quando as alcançou ou não conseguiu cumprir todas elas.

Perguntas inesperadas

Além das questões comportamentais usuais, um entrevistador pode surpreender com algo como: "Se você fosse uma árvore, qual tipo seria?" ou "Se você fosse um animal qual tipo seria?". Os entrevistadores adoram esses tipos de perguntas para apanhá-lo desprevenido. Este é um teste para ver quão bem você se dá sob pressão e se consegue lidar com a resposta de uma maneira bem-humorada ou se a trata com indiferença ou desdém. Se o entrevistador perguntar algo inesperado, leve alguns momentos para pensar e formular uma resposta.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...