Como pintar uma porta de garagem de metal para parecer madeira

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Talvez você tenha vista uma porta de garagem de madeira enquanto andava de carro, ou talvez seu vizinho tenha uma. A porta da garagem em si não é diferente da porta de metal que você tem em casa. A diferença é que elas são revestidas com madeira, ou seja, tiras de madeira são grudadas na faxada. Portas de garagem revestidas de madeira são muito caras, às vezes chegando a custar R$ 35.000 por uma porta dupla. Você conseguir o mesmo resultado usando tinta, transformando sua porta na inveja da vizinhança.

Passo 1

Limpe bem a porta da garagem com um sabão neutro. Use sabão para lavar louça e uma esponja para lavar a porta. Enxágue bem e deixe que seque completamente.

Passo 2

Passe fita crepe em qualquer área que você não deseja pintar.

Passo 3

Use uma lixadeira de mão com lixa de papel de granulação média para lixar a superfície da porta. Lixar ajuda a dar textura à porta de metal, permitindo que a base se prenda bem à porta, criando uma ligação forte. Limpe qualquer resíduo com panos úmidos.

Passo 4

Aplique uma base de tinta na porta. Use uma base marrom, para chegar próximo à cor da sua tinta. Peça ao vendedor para pigmentar a base para que fique parecido com a tinta escolhida. Use um pincel e um rolo para aplicar a base. Use um pincel para pintar áreas pequenas, depois passe o rolo por cima para alisar a área. Deixe que seque completamente.

Passo 5

Pinte com uma tinta marrom usando a mesma técnica usada na base. Cubra a porta completamente com a tinta. Deixe que seque completamente.

Passo 6

Misture o thinner. Ele é uma substância usada para afinar a tinta e deixar mais transparente. Use por cima da tinta para dar mais profundidade e definição à porta da garagem, deixando-a parecendo com madeira de verdade. Misture uma parte de tinta marrom com quatro partes de thinner em um balde grande. Misture bem. Encha o segundo balde com água limpa.

Passo 7

Molhe um pano com água limpa. Molhe outro no thinner. Passe thinner na porta da garagem usando o pano. Limpe qualquer excesso com o pano limpo. Continue passando os panos até que a porta fique com o visual desejado. Afaste-se de vez em quando para avaliar a pintura e determinar se vai ser necessário mais thinner. Deixe que seque completamente.

Mais recentes

×