Como plantar e cultivar acerola

••• Dio5050/iStock/Getty Images

Nativa das Américas, a acerola é uma fruta conhecida pelas grandes quantidades de minerais e vitaminas A, B1, B2, B3 e, especialmente, a vitamina C. A fruta, também conhecida como cereja-das-antilhas, nasce da aceroleira, uma planta de aproximadamente 3 m de altura, que frutifica sobretudo durante a primavera e o verão. Mas, desde que haja irrigação constante, a planta pode produzir frutos por todo o ano. A maior produção de acerola no Brasil está localizada na região Nordeste, onde o fruto é usado principalmente para produção de sucos e polpa congelada. Saiba agora como plantar e cultivar a aceroleira.

Passo 1

Plantar acerola é uma tarefa relativamente simples, se você tiver paciência e cuidado para tomar conta do plantio. A aceroleira pode ser facilmente plantada no jardim ou mesmo em um vaso. O primeiro passo para plantá-la é adquirir uma muda ou as sementes da fruta. No entanto, as sementes levam mais tempo para começar a crescer.

Passo 2

Com a ajuda de uma pá, faça uma cova bem rasa. Então, coloque as sementes e cubra com a terra. Não precisa apertá-la contra as sementes.

Passo 3

Se possível, procure uma terra argilosa, com matéria orgânica e textura média. Isso fará com que a planta se desenvolva mais facilmente.

Passo 4

Em seguida, é preciso ter paciência e regar a terra sempre que necessário. O importante aqui é não deixá-la totalmente seca. Mas também não a encharque.

Passo 5

O melhor local para deixar o vaso é perto da janela, mas onde não haja sol batendo diretamente sobre a planta. Ainda assim, é muito importante manter a claridade sobre a aceroleira na maior parte do dia.

Passo 6

Dentro de alguns dias, a planta vai germinar. Espere a muda ficar forte e crescer por aproximadamente 15 cm. Quando isso acontecer, transplante a muda para o solo. Mas atenção: não a arranque da terra do vaso. A melhor forma de transportá-la é colocando toda a terra do vaso no solo.

Passo 7

Se optar pela muda, basta cultivá-la diretamente no vaso, até que a aceroleira germine e se fortaleça. Quando isso acontecer, basta transportá-la do vaso para o solo.

Passo 8

Para cultivar a planta, utilize adubo regularmente. Opte preferencialmente por uma mistura de adubo 10-10-10 (Fósforo, Potássio e Nitrogênio) em quantidades de aproximadamente 10 g. Aplique o adubo de três em três meses.

Mais recentes

×