Como um portador da doença celíaca pode ganhar peso?

••• Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

A doença celíaca é uma condição autoimune causada pela ingestão de glúten ou derivados do trigo e pode resultar em uma variedade de sintomas (incluindo o ganho ou perda de peso). Talvez o sintoma mais aparente seja a desnutrição a inabilidade de absorver apropriadamente as vitaminas e nutrientes da dieta (geralmente resultando na perda de peso).

Passo 1

Suspenda a perda de peso decorrente da doença celíaca, cortando imediatamente todos os traços de glúten de sua dieta. Se isso já foi implementado, seja paciente durante o processo de cura, que pode levar de alguns meses a um ano antes da mucosa intestinal estar apta a absorver adequadamente os nutrientes.

Passo 2

Veja se encontra mais alimentos que contenham glúten em sua dieta. As proteínas do trigo e do glúten podem estar mascaradas em produtos de maquiagem, tratamento de pele, xampus e condicionadores, protetores solares ou repelentes contra insetos e até mesmo vitaminas. Isto pode resultar em danos contínuos ao intestino e a inabilidade de ganhar peso.

Passo 3

Foque nas calorias, especialmente quando estiver se recobrando de um episódio celíaco. Escolha alimentos naturalmente ricos em calorias e que contenham gorduras saudáveis (e livres de glúten). Crie refeições utilizando abacates, óleos saudáveis (como oliva ou amendoim), iogurtes ricos em soja, ovos, proteína magra, manteiga de amendoim e nozes. Por exemplo, você pode misturar amêndoas e frutas secas no cereal matinal, ou adicionar manteiga de amendoim, frutas picadas e cream cheese sem glúten em um lanche livre de glúten.

Passo 4

Aumente o consumo de carboidratos a cada refeição. Isto pode parecer quase impossível quando pão e massa não fazem parte de sua dieta, mas adicionando produtos como espaguete sem glúten, arroz, bagels ou cereais em cada refeição podem ajudá-lo a ganhar um peso saudável.

Passo 5

Aproveite qualquer chance de incorporar lanches nutritivos e calóricos em sua dieta. Tente misturar iogurte sem glúten, café cremoso de soja, frutas silvestres congeladas e óleo de linhaça em um smoothie (adicione ovos crus se precisar de proteína adicional). Adicionando queijo sem glúten, salsa e vegetais em omeletes ou fazendo molhos saudáveis com edamame, maionese, tofu e guacamole, podem introduzir nutrientes adicionais para a sua dieta.

Mais recentes

×