Como preparar palmito
diogoppr/iStock/Getty Images
Palmito nada mais é do que o alimento obtido do interior da palmeira. Como parte integrante do miolo do caule da planta, toda extração de palmito consequentemente mata a palmeira. Atualmente, entretanto, extrair palmito da pupunha ou da planta do açaí contribui para evitar a extinção do palmiteiro tradicional. Depois de extraído, o palmito deve ser conservado em salmoura. O armazenamento correto do palmito é muito importante para a nossa saúde. O botulismo é uma infecção bacteriana grave usualmente transmitida pelo consumo de alimentos conservados de forma precária. Por isso, ao preparar o palmito, tenha especial atenção na hora de conservá-lo adequadamente.
Step 1
Estamos acostumados com o palmito vendido em latas e vidros. Mas a verdade é que o palmito fresco possui um sabor diferente e natural (sem conservantes). O primeiro passo para preparar o tradicional palmito é extraí-lo do caule do palmiteiro, da pupunha ou mesmo da planta do açaí. Com uma faca afiada, corte a parte de fora do caule de ponta a ponta. Então, extraia todo o palmito.
Step 2
Assim que o palmito for retirado, coloque-o em uma vasilha com salmoura (solução de água com sal). Não demore muito, senão o palmito fica preto em contato com o ar.
Step 3
Para armazenar o palmito, a melhor opção é mantê-lo in natura em conserva. Isso fará com que o alimento dure até três semanas na geladeira. Coloque um litro de água na panela e adicione o limão e o sal a gosto. Então, adicione o palmito e ligue no fogo médio.
Step 4
Quando a água começar a ferver, verifique a consistência do palito com um garfo. Desligue o fogo quando ele estiver macio.
Step 5
Deixe a água esfriar. Quando isso acontecer, utilize a mesma água para guardar o palmito em um pote de vidro e feche bem.
Step 6
Conserve na geladeira. O palmito é um alimento presente nas mais diversas receitas, que vão desde as tradicionais saladas até as deliciosas tortas de palmito. Bom apetite!
Referências
Dica
- A pupunha tem um diferencial importante da palmeira tradicional. Enquanto a palmeira morre depois da extração do palmito, a pupunha ainda possui capacidade de se regenerar e brotar de novo. Essa é uma opção sustentável para o consumo de palmitos.
Advertência
- O palmito não pode nunca ser colocado no chão e nem entrar em contato com a luz do sol depois de extraído do caule.
- Se for comprar palmito industrializado, observe no rótulo a espécie de palmeira da qual ele foi extraído e o número de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
- Na hora de consumir o palmito em conserva, ferva-o por 15 minutos antes do consumo, para eliminar todas as bactérias.
Sobre o Autor
Pedro Santos has been a journalist and writer since 2007. He studied journalism at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) in Brazil, where he co-founded the “Ponto-e-Vírgula” magazine.
Créditos Fotográficos
diogoppr/iStock/Getty Images