Como preparar pepino-do-mar para o cozimento utilizando alúmen

••• soba noodles soup image by Lombok from Fotolia.com

Tradicionalmente, os pepinos-do-mar são preparados através da lavagem com areia, fervura e secagem ao sol. A defumação e o tratamento com alúmen foram adicionados ao processo para melhorar a secagem e a preservação do alimento, de acordo com o site EntrePinoys Atbp e o Philippine Council for Aquatic and Marine Research and Development. Além disso, a Food and Culture Organization of the United Nations (FAO) oferece informações sobre as formas tradicionais e modernas de preparar o pepino-do-mar.

Passo 1

sea cucumber image by Amjad Shihab from Fotolia.com

Ferva os pepinos-do-mar por três a cinco minutos.

Passo 2

Defume os pepinos-do-mar por 24 a 48h.

Passo 3

Corte os pepinos-do-mar a partir do ânus até o meio do corpo e retire o intestino com lama.

Passo 4

Ferva os pepinos-do-mar sem vísceras por dez a 90 minutos, dependendo do tamanho deles. Esse processo amacia a carne, mata os micro-organismos e toxinas, reduz a água e o sal no tecido e engrossa a parede do corpo, explica a FAO.

O pepino-do-mar está cozido quando possui uma forma arredondada e fica saltitante como uma bola de borracha.

Passo 5

3 feuilles de papayer image by Unclesam from Fotolia.com

Remova os depósitos de pele com uma escova dura ou use folhas de mamão para limpar os grãos calcários do pepino-do-mar e lave-o em uma solução com 5% de alúmen.

Passo 6

drying fish in asia image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com

Defume os pepinos-do-mar por dez a 20 minutos para acelerar o processo de secagem.

Passo 7

Espalhe os pepinos-do-mar sobre um escorredor ou grades de arame. Após defumados pela segunda vez, podem secar completamente em cerca de um dia. Apenas secar ao sol pode levar de uma a três semanas. Os pepinos-do-mar estarão secos quando parecerem quebradiços.

Mais recentes

×