Como curar carnes sem nitrito de sódio

ham image by Soja Andrzej from Fotolia.com
Curar carnes sem nitrito de sódio é um processo que deve ser feito com cuidado. Nitritos fornecem proteção contra o crescimento de organismos que provocam botulismo (intoxicação alimentar), retardam o ranço e equilibram o sabor das carnes curadas. De acordo com o conselho nacional de segurança alimentar, adicionar muito nitrito em alimentos pode ser tóxico.
É preciso evitar a decomposição rápida por apodrecimento extraindo a água na medida em que a carne está sendo curada. Sal de mesa comum (cloreto de sódio) é o ingrediente mais importante para alimentos curados. Sal mata ou retarda o crescimento de microrganismos, retirando a água das células do micróbio e da carne.
Step 1

fleur de sel, white sea salt crystal, white background image by Oliver Mohr from Fotolia.com
Use 230g de sal marinho para cobrir um pedaço grande de presunto ou carne de boi. Cubra-o por completo, adicionando mais de acordo com o tamanho do pedaço. Esfregue o sal vigorosamente sobre a carne, cubra o recipiente com um pano de prato limpo e deixe-o por 24 horas.
Step 2
Pendure a carne por 48 horas para que o sangue escorra, certificando-se de não lavar o sal da carne.
Step 3

professional cooking range with pot image by Canakris from Fotolia.com
Aumente a quantidade de materiais em sua lista ao dobro ou triplo, dependendo da quantidade de carne que deseja curar. Coloque os primeiros quatro ingredientes em uma panela e ferva a salmoura. Retire a escuma até que seja removida por completo. Este processo deve ser feito no quarto dia.
Step 4
Coloque a carne de molho no vinagre enquanto a salmoura esfria. Adicione água o suficiente para cobrir a carne. Este processo retira o sangue remanescente.
Step 5

thermometer image by Alfonso d'Agostino from Fotolia.com
Retire a carne do vinagre e coloque-a na salmoura. Caso seja necessário, use objetos pesados para manter a carne completamente submersa. Coloque o recipiente para curar em um lugar fresco durante seis semanas. Após a carne ser curada, cozinhe-a de acordo com a temperatura interna ideal sugerida em termômetros. Refrigere ou congele as porções que não forem consumidas.
Step 6

smoked pig meat image by Murar Gianino Sorin from Fotolia.com
O processo de defumação é feito após a carne ter sido curada. Pendure-a por dois dias antes de fazer fumaça com lascas de madeira verdes. Certifique-se de que a fumaça não saia enquanto a carne estiver sendo preservada. Defume-a por quatro ou cinco semanas, dependendo do tamanho.
Referências
Recursos
- "Granny's Recipes, Remedies, And Helpful Hints"; Jean Cross; 1995 [em inglês]
Dica
- Caso prefira, o sal marinho pode ser substituído por sal de cozinha comum. Após a salmoura esfriar, adicione o tempero que desejar.
- O açúcar é usado para estimular o crescimento de bactérias benéficas.
Advertência
- De acordo com o conselho nacional de segurança alimentar, nitritos e nitratos devem estar presentes em linguiças curadas à seco para evitar o botulismo.
- O processo de defumação produz químicos resinosos e cancerígenos que aderem à carne.
- As carnes devem ser totalmente submersas durante o processo de cura para prevenir o ranço.
Sobre o Autor
Barbara Stanley has been writing since 2003. Her stories have appeared in many national publications such as "Country Woman," "Wildbird," "Grit," "Capper's" and over a dozen more. She has a story on past loves published in the book, "If only I Could Tell You." Stanley has studied at the Pearl River Community College and the University of Southern Mississippi.
Créditos Fotográficos
ham image by Soja Andrzej from Fotolia.com