×
Loading ...

Como preparar a superfície de um papel para tinta acrílica

Tintas acrílicas vem em uma variedade de matizes, secam rapidamente e podem ser usadas com ou sem água. Ao contrário de tintas a óleo, a limpeza é concluída em apenas alguns passos. Não é preciso esperar a tinta secar, além de serem baratas em comparação a tintas a óleo. A pintura acrílica pode ser feita em telas ou papel preparadas com primer. Gesso é um tipo de primer comumente usado para preparar telas e papéis grossos para a pintura. Preparar o papel com esse produto fornece uma superfície lisa e não absorvente para a tinta. Fazer uma borda com fita adesiva garante que o papel seque.

Instruções

Antes de começar a pintura, prepare seu papel com gesso para obter uma superfície lisa e não-absorvente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque a prancheta em uma superfície plana. Posicione o papel de aquarela no centro do tabuleiro.

    Loading...
  2. Prenda o papel na prancheta em cada uma das quatro bordas da folha. Certifique-se de que a fita esteja uniformemente espaçada em cada canto, cobrindo ao menos 1,2 cm do papel. Adicione mais duas a três camadas de fita e pressione para prender firmemente e evitar que o gesso escorra.

  3. Abra a embalagem de gesso. Ele pode vir em recipientes grandes ou menores. Dependendo da quantidade, talvez seja preciso agitar o produto por alguns minutos com um agitador de tinta para integrá-lo.

  4. Despeje um pouco do gesso em um recipiente de iogurte grande e limpo. Adicione uma colher de sopa de água. Misture por alguns minutos com um misturador de tintas para diluí-lo. O gesso deve ter a consistência de iogurte quando finalizado, então adicione mais ou menos quantidade, conforme necessário.

  5. Cubra o pincel grande de gesso em ambos os lados. Pinte uma camada de gesso uniformemente em uma direção (horizontal ou vertical), sem sobreposições. Quando terminar, lave o pincel completamente com água quente e esprema-o até que as cerdas estejam livres de gesso.

  6. Deixe secar durante 20 minutos. Lixe o gesso seco, esfregando a lixa em círculos uniformes. Escove a superfície. Cubra o pincel com gesso de novo, e pinte outra camada no papel, desta vez na direção oposta da primeira camada. Repita o processo de secagem, de lixar e preparar mais uma ou duas vezes, até que nada do papel da aquarela apareça pela superfície e ela fique lisa e uniforme ao toque.

  7. Deixe todas as camadas de gesso secarem. Comece a pintar com a tinta acrílica. Não remova a fita adesiva durante esse processo, e retire quando terminar, puxando para cima delicadamente.

Loading...

Dicas

  • Se estiver pensando em pintar uma cor sólida com tinta acrílica, adicione um pouco desta cor para a mistura de gesso e água para poupar o trabalho de acrescentar mais uma camada de tinta depois.
  • Se for fazer diversas pinturas, prepare todos os papéis de uma só vez.
  • Ao lixar, passe a mão pela superfície para verificar se ficou alguma cerda do pincel para trás.

Aviso

  • Os resíduos do lixamento podem ser muito finos, então use uma máscara para evitar aspirá-los.

O que você precisa

  • Prancheta grande
  • Papel de aquarela
  • Fita adesiva
  • Gesso
  • Misturador de tinta
  • Grande recipiente de iogurte
  • Pincel
  • Lixa
Loading ...
Loading ...