×
Loading ...

Que produtos químicos são prejudiciais às vedações de borracha?

Atualizado em 17 abril, 2017

A borracha sintética é utilizada em uma série de aplicações industriais, incluindo as vedações e juntas. As vedações de borracha são materiais de alta performance com excelentes propriedades térmicas e químicas. No entanto, devido à natureza dos polímeros sintéticos, a vedação de borracha correta deve ser selecionada para determinados serviços químicos. Os tipos de vedação de borracha podem incluir nitrílica (Buna-N), viton fluorelastômero, borracha EPDM e PTFE (teflon).

Há vários tipos de vedações de borracha (joints image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)

Óleos, graxas e gasolina

Os óleos e graxas hidráulicos à base de petróleo contêm uma variedade de componentes de hidrocarbonetos de cadeia longa. Esses produtos químicos tem efeitos extremamente negativos sobre as vedações de borracha EPDM e podem realmente dissolver o material. A Buna-N é a mais adequada para usar com esses produtos químicos à base de petróleo, mas não é recomendada para fluido de freio (éteres de glicol). Os éteres são um grupo de substâncias químicas que são prejudiciais às vedações de Viton. A gasolina também tem efeitos moderados sobre borracha EPDM e determinados combustíveis não são recomendados para Viton.

Loading...
A gasolina é prejudicial às vedações de borracha EPDM (brushcutter image by Horticulture from Fotolia.com)

Ácidos

Os ácidos são componentes químicos com um pH menor que 7.0. O pH é a medida dos íons de hidrogênio presentes em uma solução que estão disponíveis para atacar e degradar materiais. Os ácidos orgânicos contêm carbono e os minerais contêm metais elementares. O ácido acético é um ácido orgânico forte e é prejudicial para as vedações de borracha Viton e Buna-N. O ácido clorídrico, o ácido fluorídrico e o ácido sulfúrico atacam e degradam a borracha Buna-N. O conservante de ácido benzoico é prejudicial às vedações EPDM.

Os ácidos orgânicos são nocivos às vedações Viton (acid image by charles taylor from Fotolia.com)

Alcalinos

Os alcalinos são compostos químicos com um pH superior a 7,0 e um número elevado de íons de hidróxido presentes na solução. O amoníaco anidro não é normalmente classificado como um alcalino, mas tem um pH elevado e é prejudicial às vedações de borracha Viton. O hidróxido de magnésio é um alcalino fraco e não é recomendado para aplicações de borracha Buna-N. O hidróxido de sódio é uma base forte alcalina e é prejudicial às vedações Buna-N, principalmente sob temperaturas elevadas.

Os hidróxidos podem causar corrosão e danificar vedações de borracha (roca image by drakis from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...