×
Loading ...

Projetos de catapulta para o colegial

Ensine aos seus alunos do colegial a física dos movimentos com um projeto de catapulta feita à mão. Os estudantes podem trabalhar individualmente em pequenas catapultas ou em grupos com tampos de mesa ou catapultas em grande escala. O projeto pode ser incorporado em um currículo de Ciências ou Estudos Sociais da classe. Os alunos do colegial podem construir uma catapulta de um kit comprado ou usar seus próprios conhecimentos de física para construir suas próprias criações do zero.

Construa uma catapulta como uma atividade de extensão do aprendizagem (Medieval Catapult image by Dario Corno from Fotolia.com)

Planejamentos de aula

Antes de começar a trabalhar com os estudantes para construir a catapulta, revise a história e o desenvolvimento dos dispositivos antigos. Ao desenvolver planos de aula, que incluem pesquisa, novas palavras do vocabulário e um relatório escrito, você pode incluir mais padrões curriculares no projeto. Organize a classe em pequenos grupos e peça para que eles trabalhem juntos para fazer representações de estilos múltiplos de catapultas. Realize um concurso de lançamento depois que todos os trabalhos estiverem terminados e dê um prêmio para a catapulta que lançar mais longe.

Loading...

Catapultas compostas

As catapultas compostas são as mais difíceis de serem feitas, pois todas as peças devem interagir entre si. Instrua os estudantes a seguirem uma fórmula que explique a conservação de energia em referência à força gravitacional e à energia cinética. Eles precisam entender a fórmula para descobrir o alcance de um ângulo de 45°. Os materiais para a construção de catapultas compostas comumente usados incluem: tubo PVC, duas roldanas, linha de pesca e cola adesiva de construção. Esses itens são encontrados em lojas de ferramentas. Uma das roldanas é usada para diminuir o peso e a outra para o braço da catapulta. Use um copo de plástico como o local para colocar os objetos que serão lançados.

Balista

As catapultas mais simples e de menores escalas podem ser construídas individualmente por alunos do colegial em menos tempo do que levaria para construir uma catapulta composta. A catapulta balista é feita com 19 palitos de picolé, cola quente e três pedaços de fio. Use papel alumínio ao redor de um pedaço de cartolina, para fazer uma ponta de seta para a parte da frente da catapulta. O projeto terminado parecerá uma balista grega usada em 800 anos a.C. e, depois, foi adotada pelo império romano como uma das suas armas. A catapulta estilo balista utiliza um conjunto de meadas de tiros. As meadas são basicamente feixes de corda torcida.

Trebuchet

Os kits para construir catapultas podem ser comprados em lojas de hobby ou de vendedores on-line. Se a compra do kit não estiver dentro dos limites dos orçamentos dos seus alunos, procure os kits on-line e use palitos de picolé, varas de tarugo ou estireno de plástico para recriar as estruturas do modelo. Tipos comuns de kits incluem uma catapulta estilo trebuchet. Os trebuchets já foram considerados as melhoras armas militares para embarcar em um cerco. Essas máquinas eram simples de construir, enquanto viajavam e eram portáteis na natureza. O trebuchet usava gravidade como única fonte de energia.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...