×
Loading ...

Projetos de ciências e tipos de solo que absorvem água

Os projetos de feiras de ciências permitem que as crianças experimentem e tenham experiência prática com a ciência. Com tais projetos os alunos aprendem diversas tarefas, organizam informações, analisam resultados e chegam a uma conclusão, evitando a procrastinação. Eles podem compartilhar suas descobertas, o que permite que desenvolvam habilidades de apresentação. Um dos temas populares em projetos de feiras de ciências é o solo, e testar o que afeta sua absorção de água é um tema que ajudará qualquer jardineiro.

Descobrir qual o tipo de solo que absorve mais água ajudará todo e qualquer profissional que lida com ele (cracked soil image by Ana de Sousa from Fotolia.com)

Absorção da água

Colete três ou quatro tipos diferentes de solo de diferentes locais, como o quintal, praia, montanha e de vasos — comprado em loja de jardinagem — e meça a massa, volume e densidade de cada um. Despeje cada tipo de solo em um filtro de café. Despeje sobre cada um uma quantidade designada de água, por exemplo, uma colher de chá de água para cada duas colheres de sopa de solo. Deixe-os durante um determinado período, para que a água possa ser absorvida pelo solo, e meça novamente a massa, volume e densidade de cada um, para descobrir qual o tipo de solo que mais absorveu água.

Loading...

Avaliação de partículas

Colete três ou quatro tipos diferentes de solo em suas condições naturais. Pese cada uma das amostras e derrame sobre elas uma determinada quantidade de água, pesando-os novamente assim que terminar. Quando secarem, remova qualquer vegetação encontrada nas amostras e utilize um filtro ou coador para separar as partículas do solo. Guarde as partículas encontradas em cada tipo de solo e faça uma contagem; conte o número de pedras e outras formas de partículas encontradas em cada amostra. Despeje a água sobre a versão peneirada dos solos e avalie se a quantidade de pedras e partículas que o solo continha afetou a quantidade de água absorvida.

Quantidade e velocidade

Colete uma grande quantidade de um tipo de solo e separe-o em cinco amostras do mesmo tamanho. Pese cada amostra e registre os resultados. Usando um cronômetro e uma mamadeira, derrame água lentamente sobre uma das amostras em intervalos regulares, uma gota a cada cinco segundos, por cinco minutos, por exemplo. Faça uma nova pesagem dessa amostra e registre a diferença de peso. Com uma nova amostra, repita esse processo, adicionando mais água em intervalos mais rápidos, 10 gotas a cada três segundos durante cinco minutos. Continue a aumentar a quantidade de água e a velocidade com cada amostra até que todas sejam usadas. Determine se a velocidade e a quantidade de água dada às amostras de solo afeta a quantidade absorvida pelos solos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...