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Projetos de feira de ciência envolvendo fogo e pirotecnia

Os projetos de feira de ciências envolvendo fogo ou pirotecnia proporcionam aos alunos a oportunidade de aprender sobre química e física. A maioria desses projetos são ideais para alunos do ensino fundamental ou médio. Devido ao perigo envolvendo chamas, esses projetos devem ser sempre supervisionados por um adulto.

Projetos de feira de ciência envolvendo fogo, como criação de faíscas, ensinam os conceitos de química (fireworks,explosion,rockets,night,sparklers,pyrote image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Fogo colorido

Nesse experimento de química, os alunos testarão como diferentes produtos químicos reagem com o fogo para criar chamas coloridas. Para criar essas chamas, os alunos adicionarão produtos químicos em pinhas embebidas em água. As pinhas precisam ficar por horas na mistura para absorverem os produtos e depois secarem ao ar livre. De acordo com o site "Super Science Fair Projects", a maioria dos produtos químicos podem ser comprados em supermercados ou lojas de hardware e piscina. Para criar chamas azuis molhe a pinha em cloreto de cobre, para chamas laranjas use cloreto de cálcio, para chamas amarelas tente cloreto de sódio ou sal de cozinha, para fazer chamas verdes molhe a pinha em sulfato de cobre, para chamas roxas use cloreto de potássio, para chamas brancas use sulfato de magnésio. Se os alunos não puderem realizar esse experimento na feira de ciências, eles podem tirar fotos das chamas e gravar suas observações.

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Bastão de faísca caseiro

Os alunos podem usar seus conhecimentos de química para fazer bastões de faísca em um projeto de feira de ciências. Os produtos químicos necessários para esse experimento podem ser encontrados na maioria dos laboratórios de ensino médio ou comprados em lojas de produtos químicos. De acordo com o site "Science Blogs", os alunos devem misturar 60 partes de alumínio fino, 300 partes de cloreto de potássio, 60 partes de alumínio granulado e duas partes de carvão. Assim que os ingredientes secos são misturados, os alunos devem adicionar uma dextrina de 10% em solução aquosa à mistura e mexer até obter uma consistência de lama. Mergulhe fios, como arames de cabide, na mistura e deixe secar completamente. Quando for mergulhar o fio na mistura, deixe uma quantidade de fio desencapado no final para que possa segurar o fio quando acendê-lo. Quando estiver seco, acenda com um fósforo. Assim que acabar o experimento, coloque o fio em um balde com água antes de jogá-lo fora e armazene-os longe de calor e chamas. Se os alunos não puderem realizar esse experimento na feira de ciências, eles podem tirar fotos ou vídeos do projeto e gravar suas observações.

Inflamabilidade de tecidos

Nesse experimento de ciências, os alunos podem testar a inflamabilidade de tecidos domésticos comuns. Podem registrar a composição e tamanho dos tecidos, quanto tempo ficam expostos às chamas e quanto tempo demoram para queimar. De acordo com o site "All Science Fair Projects", alguns tecidos podem derreter ao invés de queimar. Os alunos podem usar vários tipos de tecido, como algodão, tecido felpudo, náilon, pano extenso, raiom, linho e tafetá, e depois registrar os resultados.

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Referências

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