×
Loading ...

Propriedades de um hexágono

Um hexágono tem seis segmentos de linha coplanares conectados ponta a ponta, formando uma forma fechada. O polígono recebeu esse nome na Grécia: é uma combinação de "hex"(seis) e gonia (ângulo). Essa forma é comum na indústria e na natureza. Na indústria, porcas e parafusos têm o formato de um hexágono, já que lados paralelos fazem com que o aperto com a chave inglesa seja mais fácil. Na natureza, flocos de neve de seis lados são os mais comuns. As abelhas constroem seus favos de mel em formas hexagonais porque eles criam uma grande área com menos quantidade de cera.

As porcas têm uma forma hexagonal (NA/Photos.com/Getty Images)

Ângulos

Para polígonos regulares, a fórmula para determinar o ângulo interno é (180 x número de lados - 360) / número de lados. Para um hexágono, há seis lados, então o ângulo de dentro é (180 x 6 - 360) / 6 = 120°. A soma dos ângulos internos é 6 x 120 = 720°. O ângulo exterior tem 60°, calculado ao subtrair o ângulo interno, 120°, de 180°.

Loading...

Área

A área de um hexágono é descoberta aproximadamente por esta fórmula: 2,598 x comprimento do segmento elevado a 2. A área exata é 1,5 x comprimento do segmento elevado a 2 x cotangente (pi/6). Pi é a proporção entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro, aproximadamente 3,14159.

Diagonais

O número de diagonais distintas em um polígono é igual a 1/2 x (número de lados) (número de lados - 3). Portanto, o número de diagonais distintas dentro de um hexágono é: 1/2 x (6) (3) = 9.

Triângulos equiláteros

Um triângulo tem três lados, com a soma de seu interior igual a 180°. Um hexágono pode ser dividido em seis triângulos equiláteros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...