×
Loading ...

Quais os benefícios das saladas?

Uma salada consiste basicamente de vegetais de folhas verdes, como alface e espinafre e outros tipos de vegetais. Frequentemente, adiciona-se a uma salada de folhas outros ingredientes, que podem ser: legumes, grãos, nozes e castanhas, carnes, aves, frutos do mar e frutas. Saladas oferecem benefícios a saúde, por isso é importante manter variedades em seu cardápio.

Saladas oferecem diversos benefícios a saúde (salad image by cherie from Fotolia.com)

Os benefícios de comer salada crua

Apesar de todos vegetais serem benéficos, vegetais crus oferecem benefícios adicionais. Segundo Henry Bieler, autor de “ A comida é seu melhor remédio”, vegetais crus, rico em fibras, trabalham para o equilíbrio do seu intestino, ou seja, os vegetais crus em uma salada ajudam a manter seu trato intestina saudável, com seus movimentos regulares.Os vegetais de folhas verdes são excelentes para digestão e vegetais crus tem fama de concentrarem vitaminais em níveis maiores, isso porque as vitaminas e sais minerais não foram perdidos durante o processo de cozimento.

Loading...

Nutrientes

Folhas verdes são utilizadas para criar diversas variedades de saladas, e são repletas de nutrientes que só beneficiam a saúde geral. Os principais nutrientes encontrados em uma salada são: vitamina C, vitamina E, vitamina B6, ácido fólico, vitamina A, manganês e cromo. Esses nutrientes são encontrados em folhas verdes, como alface, espinafre, rúcula e outros vegetais. Apesar de legumes de outras variedades fornecerem nutrientes, os vegetais crus e frescos contem um índice mais elevado. Os vegetais são diversos e contem diferentes vitaminas e minerais. Sendo assim, uma mistura saudável de vegetais coloridos é a melhor maneira de absorver os nutrientes benéficos que uma salada pode oferecer.

Gorduras saudáveis

Diversos ingredientes podem ser adicionados as saladas, alimentos como nozes, azeitonas e alguns molhos para salada são saudáveis, trazendo assim maior benefício a saúde. A ingestão de gordura também é necessária, pois ela aumenta o nível de absorção dos nutrientes como alfa- caroteno, betacaroteno e licopeno . Gorduras monoinsaturadas encontradas em alimentos como azeitonas, azeite e nozes são ainda mais benéficas para o corpo, possuem um tipo de gordura saudável que você pode incorporar em sua alimentação. Diversos nutricionistas recomendam adicionar pelo menos uma fonte de ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) em cada refeição para manter uma excelente saúde, inclusive para quem faz dietas. As dietas de South Beach e mediterrânea também aplicam esse principio.

Perda de peso

Saladas são naturalmente alimentos volumosos, porém com quantidade baixa de calorias. Alimentos desse tipo são capazes de encher pessoas, evitando assim excessos estimulando um peso saudável. Iniciar uma refeição com uma boa salada é um método eficaz de reduzir consideravelmente o consumo de calorias ao longo da refeição. Faça uma pequena pausa entre a salada e a refeição principal para ter uma melhor digestão e ser beneficiado ainda mais pelo efeito completo que uma salada oferece.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...