Quais são os mandamentos do marketing pessoal?

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O marketing pessoal é uma ferramenta cada vez mais importante para que o profissional se coloque em uma posição privilegiada em relação aos seus pares, fazendo contatos e aumentando as oportunidades de negócio. Para desenvolver essa capacidade de vender a si mesmo e suas competências, observe alguns dos principais mandamentos do marketing pessoal, com as opiniões e dicas de especialistas no mundo corporativo como Max Gehringer, autor de livros e colaborador da rádio CBN e da revista Exame, e outros palestrantes motivacionais especializados nos principais problemas de desenvolvimento pessoal nas organizações.

Overview

O marketing pessoal é uma ferramenta cada vez mais importante para que o profissional se coloque em uma posição privilegiada em relação aos seus pares, fazendo contatos e aumentando as oportunidades de negócio. Para desenvolver essa capacidade de vender a si mesmo e suas competências, observe alguns dos principais mandamentos do marketing pessoal, com as opiniões e dicas de especialistas no mundo corporativo como Max Gehringer, autor de livros e colaborador da rádio CBN e da revista Exame, e outros palestrantes motivacionais especializados nos principais problemas de desenvolvimento pessoal nas organizações.

Como você se comunica?

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O principal artifício do marketing é uma comunicação eficiente entre você e o público. Não é preciso passar o dia postando e interagindo nas redes sociais nem fazer dezenas de ligações diariamente, mas é bom saber mostrar quem é você e quais as capacidades que fazem com que seja um profissional destacado na sua área. Invista em formas de se posicionar como uma referência no setor, com a participação em eventos, palestras e congressos, fazendo contatos e distribuindo cartões para eventuais clientes ou profissionais de segmentos correlatos.

Humildade e honestidade

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Pensar em uma estratégia de marketing pessoal também passa pela sua postura como ser humano, mesmo que inserido dentro do mercado. Não há necessidade de projetar uma imagem falsa e exagerada, mas autêntica e que valorize suas características pessoais acima de tudo. Por isso, construir uma imagem de honestidade é muito importante. Sempre preste contas do seu trabalho, nunca minta ou tente escapar de assumir algum erro. Além disso, é imprescindível tratar as pessoas de maneira igual, dos presidentes das empresas às pessoas que lhe servem café e água diariamente.

Crie sua plataforma

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Um planejamento eficaz de marketing pessoal deve incluir formas com que você, como profissional, possa se destacar e mostrar a que veio. Algumas maneiras eficazes de se projetar é tentar publicar artigos de sua autoria em pequenas publicações do seu segmento, contatando o jornalista responsável e oferecendo seu ponto de vista. Ser palestrante de pequenos eventos, fonte em alguma reportagem ou participar de associações e comissões de pesquisa também pode ajudar a divulgar seu conhecimento junto ao público em geral.

Gentileza gera gentileza

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As pequenas atitudes do dia a dia, como cumprimentar as pessoas, agradecer e pedir "por favor" sempre que precisar de alguma coisa podem ser um fator de diferenciação na sua estratégia de marketing pessoal. Essas capacidades são valorizadas em empresas de todos os portes, por serem vitais na manutenção de uma relação de companheirismo e o espírito de equipe bem consolidados entre os colaboradores. Além disso, a gentileza chama a atenção das pessoas e pode ser uma aliada na hora de uma eventual recomendação. Afinal, quem não quer trabalhar com uma pessoa agradável?

Valorize sua ética profissional

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Na hora de tomar decisões, jamais escolha o caminho mais fácil, ilícito ou imoral. Projetar uma imagem de solidez ética pode ser vital para se consolidar como profissional, manter-se no emprego ou conseguir uma nova oportunidade. "Convivi bem de perto com cerca de 200 gestores e posso afirmar que 90% deles eram éticos e impunham a ética no trabalho tanto nos negócios, como no relacionamento com os empregados", observou Max Gehringer, especialista no mundo corporativo, em um comentário à rádio CBN. Um ganho imediato mas ilícito pode jogar anos de trabalho duro e reputação pelo ralo.

Seja empático e otimista

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Saiba reconhecer quando seu colega desempenhou um bom trabalho e comemore as conquistas da equipe. Esse tipo de comportamento é fundamental para ajudar a desenvolver um entrosamento positivo com a equipe e até mesmo uma relação mais próxima, de amizade. Além de impressionar os colegas e clientes, passa uma imagem de interesse nas outras pessoas que é excelente para a imagem pessoal. Uma postura otimista também pode ajudar, pois mostra um profissional capaz de aprender com os erros e disposto a procurar um lado bom nos contratempos e desafios do dia a dia.

Cuide de sua aparência

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O cuidado com a aparência vai muito além de roupas caras e da moda, mas inclui diversos fatores, como o aspecto dos cabelos e pele, asseio, manutenção do corte de cabelo e das roupas, barba ou sobrancelhas e, no caso das mulheres, uma maquiagem leve e bem feita. De acordo com o professor André Ortiz, da Fundação Getúlio Vargas, "todo profissional deve trabalhar sua imagem, sua postura, sua conduta, porque é isso que vai fazer com que ele seja indicado, recomendado". Não é preciso gastar rios de dinheiro, mas saber qual o traje mais adequado em cada ocasião.

Pontualidade e credibilidade

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A dica do colunista da Catho Sady Bordin, especialista em marketing pessoal, é valorizar a pontualidade. "Quebre o paradigma brasileiro da impontualidade. Impressione sendo exceção à regra", opina. A pontualidade é uma forma de mostrar profissionalismo e respeito com o tempo alheio. Além disso, jamais prometa algo que não pode cumprir. Dar a palavra em vão é a forma mais simples de cair em descrédito com clientes e colegas de trabalho, que provavelmente não vão mais acreditar nas suas promessas por conta do "furo" anterior.

Discrição acima de tudo

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Quem quer se destacar, seja no ambiente de trabalho ou em assuntos pessoais, deve entender que participar de fofocas e intrigas demonstra fraqueza e insegurança. Ao apontar as falhas e defeitos de outra pessoa, mostramos a nossos interlocutores que podemos vir a fazer o mesmo com eles. "Pega muito mal fazer marketing de si próprio detonando a imagem de outras pessoas, os 'concorrentes internos'", observa Mauro Bernacchio, colunista do portal Terra, especialista em carreira. Uma pessoa que sabe se distanciar desse tipo de comportamento é sempre mais bem vista pelos colegas e amigos.

Um pouco de confiança e liderança

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Uma pessoa autoconfiante, que acredita em si mesma, suas capacidades e seus projetos, transmite segurança imediata ao seu interlocutor. Saiba quais são seus pontos positivos e use-os a seu favor para fazer um marketing pessoal eficaz. Ser um líder natural também pode ajudar a consolidar sua posição de destaque. "Isso se resume em ter a habilidade de influenciar o próximo, seja por persuasão ou pela própria confiança que transparece a todos. É diferente do 'gerentão', que apenas sabe mandar e assumir os créditos", explica o especialista Alexandre Stella, colunista do portal RH.com.

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