Como regar árvores frutíferas e pomares
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Caso esteja plantando uma única árvore ou um pomar de frutas, ele crescerá e produzirá melhor se regado regular e intensamente. Se molhar suas árvores corretamente, colherá uma grande safra de deliciosos frutos a cada temporada.
Step 1
Instale mangueiras de imersão para regar árvores frutíferas. O mais importante sobre regar árvores frutíferas é que a água precisa penetrar profundamente -- ao fundo do sistema radicular, sem vazar. A parte superior do solo pode secar um pouco, se a área da raiz estiver úmida. Caso more em uma área seca que tenha um solo pesado, rochoso, um alto teor de argila ou preenchido com camadas de caliche, pode ter que deixar as mangueiras de imersão ligada por horas.
Step 2
Utilize cabeças de aspersão tipo cogumelo em um sistema de irrigação de PVC para uma irrigação eficiente. Defina a velocidade de saída de água para "baixa" para que ela tenha tempo de ser absorvida pelo solo.
Step 3
Instale estacas de rega para árvores perto de suas árvores frutíferas para levar água profundamente nas raízes. Você simplesmente direciona a água no túnel para um nível mais baixo. Existem estacas para rega de árvores em variados estilos e comprimentos ou pode-se fazê-las. Corte um tubo de 5 x 8 cm a 45 cm no mínimo. Insira o tubo a vários metros de distância do tronco da árvore para que ele se fixe bem fundo dentro do solo.
Step 4
Utilize aplicações de água repetitivas e agrupadas -- regue de uma forma que permita que a água penetre antes de regar novamente. Regue a árvore e deixe-a penetrar antes de continuar. Caso tenha um sistema de fornecimento de água com temporizador, será um método valido. Caso não tenha, será mais trabalhoso, porque a árvore deverá ser regada várias vezes para que o sistema radicular seja completamente irrigado.
Dica
- A criação de um fosso em torno da base da árvore deve evitar qualquer acúmulo potencial de água. Isso fará com que a irrigação seja mais fácil e eficiente.
- Colocar estrume a alguns centímetros do tronco da árvore ajudará a manter o solo úmido, quando houver mudanças de temperatura. Um bom composto faz um bom adubo porque ele se dissolverá no solo, provendo nutrientes enquanto isso. Espalhe-o a até 5 a 8 cm de profundidade até a linha de gotejamento exterior onde os ramos terminam. A água evaporará mais lentamente com a camada de estrume.
- Árvores frutíferas que são regadas na superfície em jardins de flores e gramados também devem ter um sistema de irrigação subterrâneo suplementar para maior efeito.
Advertência
- Não cubra a base da árvore com estrume. A circulação de ar é importante e cobrir a base da árvore pode desencadear a podridão e pragas.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images