×
Loading ...

Remédios caseiros para inchaços em orelhas de cães causados por picadas de formigas

As picadas de formiga são as picadas de insetos mais incomuns em cães, já que um cão médio não se importa com o gosto de formigas e, geralmente, as deixa de lado. No entanto, as formigas picam se forem perturbadas. Se o seu cão de estimação cheirou um formigueiro e sofreu algumas picadas, a lesão, normalmente, não é suficientemente grave para justificar a atenção de um veterinário. Em vez disso, alivie a irritação e inchaço das picadas com utensílios domésticos comuns.

As orelhas dos cães são particularmente sensíveis à irritações, como picadas de formiga (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Compressa fria

O remédio caseiro mais simples para tratar picadas de formiga é uma compressa fria e as que são comercialmente produzidas funcionam bem para essa finalidade, mas você pode facilmente fazer a sua própria, colocando alguns cubos de gelo em um saco plástico. Enrole o saco com uma toalha fina e mantenha a compressa contra a orelha inchada do cão. Mantenha seu cão o mais confortável possível ao aplicar a compressa, já que a sensação inicial de frio pode ser desagradável antes de começar a desinchar. Se o seu cão ficar inquieto, pare de usar a compressa e tente novamente mais tarde.

Loading...

Babosa

O gel de babosa serve para acalmar a irritação e a sensação de queimação. O inchaço nas orelhas causado por uma picada de formiga pode ser acompanhado dessas sensações desagradáveis, por isso aplique uma leve camada de babosa nas regiões inchadas pela picada na orelha do animal. Sempre tenha cuidado para não lesionar o ouvido interno enquanto aplica qualquer tipo de medicamento ou gel nas picadas. Repita a aplicação a cada poucas horas, como designado.

Pasta de bicarbonato de sódio

Outro remédio para aliviar o inchaço e outras irritações causadas por picadas de formiga é a aplicação de uma pasta de bicarbonato de sódio. Adicione água em uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio para fazer a pasta. Aplique-a sobre o local da picada na orelha e deixe descansar. Repita esse processo várias vezes ao dia, até os sinais desaparecerem.

Loções refrescantes

A aplicação de loções refrescantes sobre o local da picada de formiga também ajuda a reduzir o inchaço e a irritação. O leite de magnésia, o creme de hidrocortisona e loções de calamina são boas opções. Aplique uma leve camada de loção algumas vezes por dia até o inchaço acabar, mas tenha cuidado para não aplicar a loção no ouvido interno do cão.

Atenção do veterinário

Orelhas de cães inchadas podem ser um sinal de uma reação alérgica a uma picada de inseto. As reações alérgicas podem causar inchaço na face, incluindo as orelhas, pálpebras e boca. Observe o seu cão cuidadosamente para sinais de alergia grave, como chiado e tosse. Esses sintomas indicam que a garganta do seu cão está inchada, o que pode levar à asfixia se não for controlada. Caso observe o seu cão com dificuldade respiratória, leve-o ao veterinário imediatamente e adie o uso de remédios caseiros, até depois que o perigo já tenha passado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...