Como remover o cheiro de mofo dos livros com bicarbonato de sódio

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O odor bolorento exalado por algumas superfícies indica exposição à umidade, condição propícia à proliferação de fungos. Ainda que os esporos do fungo não estejam visíveis em seus livros, o cheiro mofado é uma pista difícil de ser ignorada. Livrar-se do cheiro de mofo é essencial, não só para manter o frescor dos livros, mas para impedir que os fungos destruam o papel. Receitas caseiras, incluindo o uso do bicarbonato de sódio, ajudam a exterminar os fungos e remover o cheiro de mofo.

Passo 1

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Primeiramente, extermine os fungos para ajudar na remoção do odor bolorento. Preaqueça o forno em 135° C. Abra o livro e coloque-o em uma assadeira.

Passo 2

Desligue o forno e coloque a assadeira com o livro dentro do forno. Deixe o livro dentro do forno enquanto ele esfria, eliminando o odor causado pelos fungos. Remova a assadeira com o livro somente quando o forno estiver completamente frio.

Passo 3

Coloque o livro dentro de um plástico grande com fecho hermético. Folheie o livro e pulverize o bicarbonato de sódio sobre as páginas, criando uma leve poeira. Feche o plástico e deixe o bicarbonato absorver qualquer vestígio do odor bolorento de um dia para o outro.

Passo 4

Retire o livro do plástico e jogue o bicarbonato de sódio no lixo. Utilize um pincel com cerdas macias para limpar qualquer bicarbonato remanescente.

Mais recentes

×