Como remover as escamas de um salmão

••• salmon image by Warren Rosenberg from Fotolia.com

O salmão é muito apreciado pelos pescadores por causa de sua resistência feroz e pelos cozinheiros devido ao seu sabor delicado. É possível preparar esse peixe de inúmeras maneiras: cru, grelhado, assado, cozido ou cortado em filés. Você pode defumá-lo ou fazer um ensopado. A remoção das escamas dos flancos prateados do salmão não é necessária, mas muitos cozinheiros preferem fazê-lo antes de colocar o peixe no forno ou na grelha, evitando que as escamas prejudiquem a apresentação do prato.

Passo 1

Lave o salmão e coloque-o sobre uma superfície. A remoção das escamas é mais fácil se o peixe estiver molhado, portanto, é uma boa ideia ficar perto de uma fonte de água corrente como uma pia de cozinha.

Passo 2

Segure o peixe com firmeza. Você pode começar a partir de qualquer uma das extremidades, mas, como você deve remover as escamas no sentido contrário ao do crescimento, é mais fácil começar pela cauda e continuar descamando o salmão até a cabeça. Então, nesse caso, segure a cauda, usando luvas ou uma toalha de papel para ajudar a garantir uma boa aderência.

Passo 3

Posicione a lâmina da faca sobre o flanco do peixe, com a ponta afiada próxima à pele. Segure a lâmina em um ângulo de cerca de 45 graus com a ponta sem corte da lâmina inclinada na direção da cabeça.

Passo 4

Raspe a lâmina da faca no flanco do peixe em direção à cabeça, ou seja, no sentido contrário ao do crescimento das escamas. À medida que a lâmina passa pelas escamas, ela as descasca e separa da pele. Ao removê-las, você perceberá uma redução da resistência à faca, o que significa que não restaram mais escamas na área raspada. Além disso, a pele sem escamas perderá um pouco de seu brilho.

Passo 5

Continue raspando até descamar completamente o flanco do peixe. Em seguida, vire o salmão e retire as escamas do lado oposto. Lave-o bem quando terminar.

Mais recentes

×