Como retirar as escamas do peixe vermelho-cioba

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

O vermelho-cioba, servido inteiro com sua pele rosada, pode resultar em uma bela apresentação na mesa de jantar. Receitas que usam o peixe inteiro geralmente requerem a retirada das escamas, sem dar mais detalhes. Descamar um peixe vermelho-cioba ou qualquer outro é uma habilidade culinária básica que pode ser realizada com ferramentas simples. Muitas pessoas acham que a tarefa gera muita bagunça, mas saber como descamar um peixe corretamente pode realçar seu repertório de técnicas culinárias sem arruinar sua cozinha ou a sua disposição.

Passo 1

Corte a cabeça do vermelho-cioba, a menos que a receita peça o contrário. Deslize a faca sob a longa guelra em um lado da cabeça. Endireite a faca, levantando a guelra, e continue pressionando até cortar o osso; em um peixe grande, isso pode requerer passar a lâmina para a frente e para trás como uma serra, várias vezes. Guarde a cabeça para preparar caldo de peixe.

Passo 2

Forre jornais, sacos de lixo ou outros protetores para o balcão sob o peixe. Vista as luvas de borracha, para que você possa segurar o vermelho-cioba firmemente pela cauda. Segurando a faca perpendicularmente ao peixe, passe a lâmina com firmeza da ponta da cauda em direção à cabeça, para retirar as escamas. Imagine as camadas de escamas como ripas de madeira ao lado de uma casa; seu objetivo é pegar as pontas das ripas e puxá-las da parede. Faça movimentos curtos, para evitar que algumas escamas voem além da camada protetora. Pressione o peixe suavemente para baixo e passe a faca da cauda em direção à cabeça, entre 7,5 cm a 10 cm de cada vez.

Passo 3

Lave bem o peixe e retire as luvas para sentir se ainda há escamas. Raspe novamente quaisquer escamas remanescentes. Agora você está pronto para tratar, cortar em duas metades ou em filés o vermelho-cioba e continuar com sua receita.

Mais recentes

×