Como limpar carpas
Carp image by davork from Fotolia.com
A carpa é um tipo de peixe geralmente seguro para consumo humano. De acordo com o Departamento de Conservação Ambiental de Nova York, a carpa capturada em águas não poluídas é um peixe saboroso considerado uma especialidade culinária entre várias culturas. O Departamento de Recursos Naturais de Illinois, também nos Estados Unidos, afirma que limpar a carpa é relativamente fácil e não requer vários utensílios. Entretanto, se você não gosta de ver sangue nem de cortar animais, o melhor é deixar que outra pessoa trate o peixe.
Como preparar os filés
Step 1
Coloque a carpa sobre a superfície de corte e coloque seu dedo em uma de suas guelras para ter um apoio. Comece a cortar diretamente sob a guelra (indo em direção à cauda), cortando cerca de um quarto até a metade do corpo do peixe, no sentido do comprimento. Tome cuidado para não perfurar os órgãos internos.
Step 2
Passando a faca pela espinha dorsal do peixe, você vai sentir as costelas encostando na faca. Após passar pelas costelas, corte pelo lado de baixo do peixe e continue na direção da cauda, permanecendo alinhado com a espinha dorsal.
Step 3
Cortando na direção da cauda, você deve parar logo acima de onde o rabo do peixe começa. Usando os dedos, levante o filé da nadadeira dorsal da carpa (que fica sobre as costas do peixe), e corte qualquer ligação entre a carne e as costelas. Faça isso até alcançar a barriga da carpa, e então solte o filé logo acima da barriga.
Step 4
Vire a carpa e repita o processo para retirar o outro filé (do outro lado).
Como remover a pele e o músculo
Step 1
Coloque o filé com a parte da pele virada para a mesa. Corte uma pequena aba perto da cauda para ter mais apoio e, enquanto segura essa aba, fatie o peixe na direção do outro lado do filé, mantendo sua faca perto da pele. Depois de retirar a pele, pode jogá-la fora.
Step 2
Localize uma linha vermelha de músculo que se encontra ao longo do comprimento inteiro do peixe, e que tem um gosto ruim, portanto, deve ser removida. Simplesmente corte um "v" raso na carne ao redor da área mais avermelhada e jogue fora essa parte do peixe.
Step 3
Faça cortes ao longo de todo o comprimento do peixe, fazendo incisões de 3 mm a 6 mm que quase cortam completamente através do filé. Durante o processo, você terá que cortar através das espinhas, o que é normal. Fazendo esses cortes, as espinhas dentro dos filés vão amaciar ao serem cozidas junto com a carne, facilitando na hora de comer o peixe e sem alterar seu sabor.
Referências
Dica
- Esteja sempre atento à higiene ao cortar e preparar carnes.
Advertência
- Perfurar os órgãos internos do peixe pode liberar bactérias perigosas sobre a carne, portanto, sempre evite isso.
Sobre o Autor
Matt Koble has been writing professionally since 2008. He has been published on websites such as DoItYourself. Koble mostly writes about technology, electronics and computer topics.
Créditos Fotográficos
Carp image by davork from Fotolia.com