×
Loading ...

Como limpar carpas

A carpa é um tipo de peixe geralmente seguro para consumo humano. De acordo com o Departamento de Conservação Ambiental de Nova York, a carpa capturada em águas não poluídas é um peixe saboroso considerado uma especialidade culinária entre várias culturas. O Departamento de Recursos Naturais de Illinois, também nos Estados Unidos, afirma que limpar a carpa é relativamente fácil e não requer vários utensílios. Entretanto, se você não gosta de ver sangue nem de cortar animais, o melhor é deixar que outra pessoa trate o peixe.

Instruções

Preparar uma carpa para consumo é surpreendentemente fácil (Carp image by davork from Fotolia.com)

    Como preparar os filés

  1. Coloque a carpa sobre a superfície de corte e coloque seu dedo em uma de suas guelras para ter um apoio. Comece a cortar diretamente sob a guelra (indo em direção à cauda), cortando cerca de um quarto até a metade do corpo do peixe, no sentido do comprimento. Tome cuidado para não perfurar os órgãos internos.

    Loading...
  2. Passando a faca pela espinha dorsal do peixe, você vai sentir as costelas encostando na faca. Após passar pelas costelas, corte pelo lado de baixo do peixe e continue na direção da cauda, permanecendo alinhado com a espinha dorsal.

  3. Cortando na direção da cauda, você deve parar logo acima de onde o rabo do peixe começa. Usando os dedos, levante o filé da nadadeira dorsal da carpa (que fica sobre as costas do peixe), e corte qualquer ligação entre a carne e as costelas. Faça isso até alcançar a barriga da carpa, e então solte o filé logo acima da barriga.

  4. Vire a carpa e repita o processo para retirar o outro filé (do outro lado).

    Como remover a pele e o músculo

  1. Coloque o filé com a parte da pele virada para a mesa. Corte uma pequena aba perto da cauda para ter mais apoio e, enquanto segura essa aba, fatie o peixe na direção do outro lado do filé, mantendo sua faca perto da pele. Depois de retirar a pele, pode jogá-la fora.

  2. Localize uma linha vermelha de músculo que se encontra ao longo do comprimento inteiro do peixe, e que tem um gosto ruim, portanto, deve ser removida. Simplesmente corte um "v" raso na carne ao redor da área mais avermelhada e jogue fora essa parte do peixe.

  3. Faça cortes ao longo de todo o comprimento do peixe, fazendo incisões de 3 mm a 6 mm que quase cortam completamente através do filé. Durante o processo, você terá que cortar através das espinhas, o que é normal. Fazendo esses cortes, as espinhas dentro dos filés vão amaciar ao serem cozidas junto com a carne, facilitando na hora de comer o peixe e sem alterar seu sabor.

Loading...

Dicas

  • Esteja sempre atento à higiene ao cortar e preparar carnes.

Aviso

  • Perfurar os órgãos internos do peixe pode liberar bactérias perigosas sobre a carne, portanto, sempre evite isso.

O que você precisa

  • Faca afiada
  • Superfície limpa para cortar

Referências

Loading ...
Loading ...