Como remover piche de impermeabilização

••• tar,roofing image by Greg Pickens from Fotolia.com

Um piche de impermeabilização é uma substância preta e grudenta utilizada para impermeabilizar telhados antes da instalação de telhas, ou em lajes para reforçar a resistência aos danos causados pela água. O piche pode entrar em contato acidentalmente com objetos ou tecidos e, caso endureça, pode dificultar sua remoção. Caso perceba o acidente cedo, entretanto, alguns produtos químicos caseiros podem remover o piche. Caso ele resista à remoção, talvez um profissional consiga recuperar a superfície contaminada.

Passo 1

Aplique primeiro o solvente cítrico. Esse é um dos solventes mais seguros de se utilizar. Caso esteja cuidando de um tecido tingido, faça um teste em uma pequena área para verificar se o solvente não desbotará a cor. Caso a cor não se desbote, continue limpando com movimentos para frente e para trás, utilizando um pano macio. Continue esfregando com cuidado e reaplique até que a mancha suma.

Passo 2

Molhe um pano macio em um solvente à base de petróleo e esfregue até que a mancha suma. Tome cuidado ao utilizar esses solventes, pois eles são inflamáveis e uma faísca pode fazer com que seus gases entre em combustão. Ao trabalhar em um ambiente fechado, abra portas e janelas para ventilar o ambiente. Desligue o aquecedor ou o ar-condicionado até que os gases se dissipam.

Passo 3

Caso a mancha esteja em um carpete, esfregue-a começando nas bases das fibras e realizando movimentos para cima. Com esse movimento, o piche não penetrará até o verso do carpete. Esfregar com força pode acabar fazendo com que o piche se aprofunde mais no carpete, de modo que ele continue saindo.

Passo 4

Jogue ar com um pulverizador em superfícies de alvenaria caso os depósitos de piche cubram uma área grande. Os solventes podem dissolver um pouco do piche, mas as superfícies de alvenaria são porosas, o que torna impossível remover o piche que encharcou os blocos ou tijolos.

Mais recentes

×