Como remover tinta de jornal

••• Janie Airey/Lifesize/Getty Images

Remover manchas de tinta de jornal pode ser difícil devido à cor escura dos pigmentos. Eles geralmente são baseados em soja, mas também podem ter componentes derivados do petróleo em sua composição. Isso significa que o produto para tirar a mancha deve ser capaz de remover resíduos oleosos juntamente com corantes. O mais importante a ser lembrado ao remover manchas de tinta de jornal é evitar que elas, além da água de enxágue, não entrem em contato com materiais não manchados, já que o corante é facilmente transferido para outros materiais.

Passo 1

Leve em consideração o tipo do material que está manchado. Se a mancha for removida da pele ou de materiais delicados, como a seda, use o método menos agressivo primeiro.

Passo 2

Escolha o removedor de manchas. É possível usar água, um removedor químico, álcool isopropílico, amônia, laquê para cabelo, leite ou detergente de louças. Para materiais que precisam ficar secos, como a capa de um livro, use lencinhos ou papel mata-borrão.

Passo 3

Aplique o removedor de manchas. Foque no ponto da mancha para que o pigmento não seja espalhado ao resto do material. Materiais secos podem ser cobertos com lenços de papel e então passados com um ferro de passar roupas a uma baixa temperatura para transferir a tinta ao papel.

Passo 4

Enxágue o removedor de manchas. Cuidadosamente coloque papel toalha ou panos limpos sobre a mancha e esfregue. Depois disso, passe água gelada sobre o local em que estavam a mancha e o removedor. Evite espalhar o resíduo contido na água do enxágue para o resto do material.

Passo 5

Seque o item. Uma vez que a mancha for removida, deixe o material secar ou seque-o com um secador de cabelo ou de roupas.

Mais recentes

×