Como fazer um tapete de pele de ovelha

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Tapetes de pele de ovelha são quentes e suaves e dão à sala um aspecto rústico e natural. Se preferir tentar fazer o seu próprio tapete, pode ser um processo um pouco complicado, mas o resultado valerá a pena pela satisfação que sentirá.

Passo 1

Obtenha uma pele de ovelha fresca. Verifique com alguém que crie ovelhas para produção de carne. Mesmo que as ovelhas sejam criadas pela lã, talvez você possa comprar a pele de uma que morreu de causas naturais, embora possa ter que tirar a pele sozinho.

Passo 2

Mergulhe a pele em uma bacia cheia de água fria. Troque a água de hora em hora até que o sangue pareça ter desaparecido.

Passo 3

Lave a pele com água fria usando uma pequena quantidade de sabão para remover a gordura. Enxágue bem.

Passo 4

Raspe toda a carne sobre a pele com uma faca de serra. Arraste a faca pela pele a um ângulo de 45 graus até que toda a carne seja raspada.

Passo 5

Dissolva 2,7 kg de alúmen de potássio em 22 litros de água fria. Dissolva 680 g de carbonato de sódio e 1,3 kg de sal em 11 litros de água fria e adicione à solução de alúmen de potássio lentamente, mexendo bem por 5 minutos.

Passo 6

Mergulhe a pele de ovelha na solução. Deixe de molho por 2 a 5 dias ou até uma semana.

Passo 7

Retire a pele de ovelha da solução de curtimento e lave-a em água fria com uma pequena quantidade de sabão, enxaguando muito bem. Estenda-a para deixar o excesso de água escorrer.

Passo 8

Cubra o lado da pele (não o lado da lã) com óleo de mocotó, cobrindo toda a carne. Deixe o óleo penetrar por 1 hora e depois aplique outra camada. Cubra a pele com filme plástico e deixe descansar durante a noite para que o óleo possa penetrar.

Passo 9

Trabalhe o lado da pele sobre uma superfície dura, como o encosto de uma cadeira, para deixá-la flexível. Ela precisa ser trabalhada algumas vezes por dia enquanto seca.

Passo 10

Apare o tapete se desejar. Coloque-o no piso e aprecie seu novo tapete.

Mais recentes

×