Como fazer sabonete "a frio"

••• Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

Você pode criar um processo a frio para fazer sabonetes que contenham praticamente qualquer óleo essencial, gordura, aroma ou alimento desidratado. O processo em questão compartilha alguns ingredientes: todos contêm soda, uma substância cáustica, líquido (geralmente água ou leite) e pelo menos um tipo de gordura. Além disso, você pode adicionar praticamente qualquer material natural na criação de uma receita que se adapte às suas necessidades.

Passo 1

Determine quais propriedades você gostaria que seu sabonete tivesse. A receita desenvolvida dependerá do que você espera do produto. Por exemplo, se quiser um sabonete hidratante que cheire a chocolate com menta, você precisará escolher o tipo certo de gordura e determinar a quantidade necessária de óleo de hortelã e de cacau em pó.

Passo 2

Escolha as gorduras. No site "Miller's Homemade Soap Pages", Kathy Miller divide os óleos e gorduras para sabonete em várias categorias e lista as propriedades predominantes de cada ingrediente. Ela sugere usar essas diretrizes para personalizar sua receita.

Passo 3

Calcule a quantidade de soda cáustica necessária. Diferentes tipos de ácidos graxos requerem quantidades distintas de soda cáustica para se saponificar, ou se transformar em sabonete através de um processo a frio. Miller recomenda a consulta de um gráfico de saponificação e a utilização de uma balança extremamente precisa para pesar as gorduras e a soda cáustica.

Passo 4

Adicione os óleos essenciais. Depois de ter descoberto quais gorduras incluir em sua receita e a quantidade de soda cáustica que deverá ser utilizada, faça experimentos adicionando-os. A quantidade irá variar. Miller aconselha a adição de 45 a 120 ml para cada lote de 4 kg, dependendo da concentração do óleo.

Passo 5

Incorpore outros ingredientes. Você pode adicionar praticamente qualquer ingrediente alimentício ao sabonete, incluindo aveia desidratada, cacau em pó, mel e lavanda.

Mais recentes

×