Como salvar uma begônia murcha

Iluminação, solo e água apropriados resultam em begônias saudáveis

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Begônias podem murchar por vários motivos, embora o mais provável seja a falta de água. Antes de jogar a planta fora, tente salvá-la. As begônias são plantas relativamente fortes e geralmente se recuperam em poucos dias, se cuidadas com um pouquinho amor.

Step 1

Identifique a begônia. Existem mais de 10.000 variedades pertencentes a várias espécies diferentes. Logo, as necessidades de cada uma são diferentes. Se houver uma etiqueta com instruções de cuidado, examine-a. Caso contrário, consulte um guia online ou pergunte aos funcionários de uma floricultura local, para saber qual variedade de begônia você possui.

Step 2

Toque a terra do pote, para determinar os níveis de umidade. Se estiver seco, coloque água no pires, reabastecendo-o, sendo que a água foi absorvida para o pote. Se a terra estiver muito molhada, a begônia pode estar sendo regada demais. Nesse caso, espere a terra secar antes de regar novamente ou transfira a planta para um novo pote, com terra mais seca.

Step 3

Levante as folhas com um lápis, para checar se existem infestações. Begônias são susceptíveis a ataques de insetos e fungos. Esses últimos se manifestam como um pó nas folhas. Trate qualquer infestação com os produtos apropriados. Por exemplo, com uma solução de detergente líquido e água, trate pulgões, moscas brancas ou mosquitos de fungo (dos quais as larvas atacam as raízes).

Step 4

Examine as folhas, para garantir que a begônia está recebendo a quantidade de luz correta, mudando-a de lugar, caso não esteja. Se as folhas possuírem traços marrons, isso pode ser o resultado de muita incidência de luz solar. Se as folhas estiveram esbranquiçadas, a planta pode não estar recebendo luz solar suficiente. No geral, as begônias se saem melhor quando recebem muita luz, desde que não seja diretamente.

eHow Brasil
×