Como usar um símbolo para representar uma quantidade desconhecida em uma expressão algébrica

••• algebra image by Katrina Miller from Fotolia.com

A álgebra é uma linguagem matemática para resolver problemas que não são solucionados com a aritmética simples. Uma expressão algébrica usa números, operadores e variáveis. Exemplos de operadores são o da adição (+) e multiplicação (x). Uma variável é um símbolo que representa uma quantidade desconhecida. Ela é substituída como "um número qualquer", "um número" e "outro número". Talvez você precise de uma expressão para o preço da madeira que está comprando, baseado em quantos metros serão levados. O preço é um número definido, mas o tamanho comprado varia, ou é variável. Você pode usar um símbolo para representar a quantidade desconhecida de metros e um símbolo para o resultado desconhecido.

Passo 1

Escreva a expressão abaixo em um pedaço de papel:

3,50 x f = r

Nesta expressão ou fórmula, R$ 3,50 é o preço da madeira por metro. O símbolo "f" representa o metro, e o símbolo "r" representa o resultado ou preço final.

Passo 2

Insira o valor 12 no lugar de f. Isso representa a quantidade de metros de madeira que uma pessoa está comprando.

3,50 x 12 = r

Com isso, o resultado de r é 42, ou o preço final é de R$ 42,00. Use novamente essa fórmula para outra pessoa comprar um comprimento diferente de madeira.

Um cliente pode ter uma certa quantia em dinheiro e deseja saber quanto de madeira ele pode comprar. Siga o procedimento no próximo passo usando a mesma fórmula.

Passo 3

Insira o valor 21 no lugar de r. Essa é a quantidade em reais que o cliente tem para pagar a madeira.

3,50 x f = 21

Resolvendo f, divida 3,50 por 21. Isso resulta em 6. Seu cliente pode pagar até 6 metros de madeira com 21 reais que estão disponíveis.

Mais recentes

×