×
Loading ...

Como simplificar expressões algébricas com expoente

Uma parte básica da simplificação de expressões usadas no colegial ou faculdade envolve lidar com os expoentes. Este indica quantas vezes outro valor deve ser multiplicado por ele mesmo. O número que é multiplicado é chamado de "base". Uma série de propriedades rege a simplificação dos expoentes, e assim que aprendê-las, será preciso apenas alguns cálculos básicos para simplificar expressões contendo estas variáveis.

Instruções

O expoente é geralmente escrito na parte superior direita da base (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Escreva os expoentes como fração quando aparecerem em expressões envolvendo radicais. O expoente que está no radicando (número sob o sinal de radical) vai no numerador e o índice (número à esquerda do radical) vai no denominador. Por exemplo, ^5√x^10 será simplificado como x^10/5, ou x².

    Loading...
  2. Multiplique os expoentes que ficam na parte de dentro e de fora dos parênteses envolvendo uma única base. Por exemplo, (y³)^4 será escrito como y^12.

  3. Subtraia o expoente do denominador do expoente do numerador no caso de uma fração com bases iguais. Por exemplo, x^7 / x^4 = x³.

  4. Some os expoentes quando bases iguais estão sendo multiplicadas. Por exemplo, 3² * 3^6 = 3^8, que é igual a 6.561.

  5. Remova o sinal negativo de expoentes negativos e coloque a base no denominador de uma fração onde o numerador seja 1. Por exemplo, y^-4 será 1 / y^4.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...