×
Loading ...

Como fazer sua própria flauta doce de tubo de PVC

A flauta doce tem origem na China, cerca de 5000 anos atrás, de acordo com a Whistle Shop, e fez sua primeira aparição na Europa no século XI. Ela é considerada da família do sopro, e é caracterizada pelos quatro buracos para os dedos na frente e dois buracos atrás para os polegares. Uma das coisas que a separa de sua prima, a flauta transversal, é que ela é tocada de cima, e não do lado. Por essa razão, fica mais próxima do músico. Você pode fazer sua própria flauta doce de um material mais humilde que o metal: o PVC.

Instruções

Uma versão menor desse cano pode formar uma flauta de PVC (PVC image by Greg Pickens from Fotolia.com)

    Preparando as peças

  1. Meça o cano e faça uma marca em 35 cm. Esse é o comprimento necessário para a flauta doce. Use uma serra de mão para cortar nesse comprimento.

    Loading...
  2. Meça a cavilha e marque em 2,8 cm. Use uma serra de mão para cortar no comprimento.

  3. Corte outra peça do cano PVC de forma que tenha 2,8 cm também.

  4. Corte o cano e a cavilha de 2,8 cm de forma que uma das pontas fique com um ângulo de 45 graus.

  5. Lixe todos os cantos com a lixa.

  6. Lixe o verso da ponta em ângulo do cano menor e da cavilha. Se você errar, corte essas peças novamente e comece de novo.

  7. Vire o cano de PVC menor de forma que o lado mais longo, o que tem a ponta, esteja contra a mesa. Corte pelo centro do lado voltado para você, passando pelo comprimento do cano.

  8. Faça marcas que tenham 2,8 cm e passem pela ponta do cano de PVC, no sentido do comprimento. Desenhe duas linhas equidistantes, com o mesmo comprimento da primeira linha. Essas duas linhas devem ter de 0,6 a 1 cm de intervalo. Desenhe uma linha que conecte as duas.

  9. Corte ao longo das duas linhas espaçadas. Corte ao longo da linha que conecta as duas. O resultado final deve parecer com um pequeno retângulo estreito. Lixe todas as bordas para deixá-las lisas.

    Montagem

  1. Deslize a cavilha na ponta do cano de PVC maior. Certifique-se que o lado mais alto, anguloso, da cavilha esteja contra o retângulo cortado no verso do cano. A borda superior da porção em ângulo pode se estender um pouco além do cano.

  2. Deslize o PVC menor sobre o corpo externo da flauta de PVC. Alinhe essa peça de forma que fique alinhada com a cavilha ou se estenda um pouco além dela.

  3. Sopre na flauta. Ajuste a posição da cavilha para cima ou para baixo até que o instrumento soe um Ré bemol.

    Os buracos

  1. Coloque a flauta de PVC na mesa, de forma que o lado mais longo (onde o bocal se estende além da cavilha) fique para cima. Desenhe uma linha pelo centro do comprimento.

  2. Faça uma marca que esteja a 15,6 cm abaixo da borda inferior do retângulo cortado na seção 1, passo 9. Esse será o primeiro buraco. O segundo buraco deve ficar a 17,8, o terceiro a 20,3, o quarto em 23,3, o quinto em 25,4 e o último em 28,5.

  3. Faça buracos nessas marcações usando um furador. Os dois primeiros buracos devem ter 0,5 cm de diâmetro, o quarto 0,27 cm, o quinto 0,5 cm, o sexto 1,5 cm e o último 0,27 cm de diâmetro.

  4. Lixe os buracos com uma lixa e verifique o resto do PVC para qualquer borda áspera.

Loading...

O que você precisa

  • PVC de 1,25 cm de diâmetro, n°200 (para irrigação)
  • Lápis
  • Serra de mão
  • Cavilha de 1,25 cm de diâmetro de plástico
  • Furador
  • Lixa n°120
  • Estilete
  • Régua
  • Lápis
  • Lima
  • Diapasão ou afinador

Referências

Loading ...
Loading ...