Como conseguir uma casca crocante no porco assado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Em países e culturas onde o porco é a carne favorita, a exuberante riqueza do porco assado é especialmente apreciada. Entre os chineses, ingleses e outras gastronomias obcecadas por porco, um dos critérios para a competência de um cozinheiro é a habilidade de conseguir uma pele crocante e torrada em um porco assado. A pele, ou torresmo, como também é conhecida, é considerada a glória suprema do porco assado. Para aqueles desacostumados com sua preparação, existem alguns simples passos necessários.

Passo 1

Compre um peça de porco (com a pele) em seu açougue local. Esse produto também pode ser achado nos supermercados que possuam um bom departamento de carnes. Porém, o porco do supermercado possui água extra, o que torna mais difícil a obtenção de um bom torresmo.

Passo 2

Coloque o porco em uma tábua de corte limpa. Faça cortes em forma de diamante através da pele e em parte da gordura. Tenha cuidado e não corte até a carne. Isso permite que a pele se autoalinhe quando a gordura derretida passar pelos cortes quando cozinhar.

Passo 3

Seque totalmente o porco com as toalhas de papel e passe uma quantidade boa de sal kosher ou sal marinho na pele. Deixe a carne no refrigerador por até duas horas, ou a deixe pernoitar para ajudar a pele a secar o máximo possível.

Passo 4

Preaqueça o forno a 218 °C. Esfregue ou pincele a pele da carne com um pouco de óleo vegetal. Posicione o porco na assadeira com a pele para cima e leve ao forno.

Passo 5

Asse-o em temperatura alta por 25 minutos, então a reduza para 162 °C e continue assando o porco até o ponto que desejar. Retire-o do forno.

Passo 6

Cuidadosamente, retire a carne torrada e um pouco da gordura presa nela, e coloque o porco novamente na assadeira. Leve-a de volta ao forno, e o desligue. Coloque o resto do assado em uma travessa e cubra levemente com papel alumínio. Deixe descansar por 10 ou 20 minutos, dependendo do tamanho do assado.

Passo 7

Coloque o torresmo de volta no assado assim que o tempo de descanso tiver terminado. Decore e sirva com seus acompanhamentos e molhos favoritos. Sirva uma pequena fatia de torresmo com cada porção de porco.

Mais recentes

×