Técnicas de esterilização em um forno convencional
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O calor do forno pode ser usado para esterilizar materiais. Chamada de esterilização a seco, este processo remove germes, limpa e desinfeta. Enquanto este método é comumente usado em situações médicas e institucionais, consumidores podem fazer a esterilização a seco em casa também. Usar um forno limpo e temperaturas corretas garantirão que o forno esterilize de modo apropriado.
Esterilizando materiais
A esterilização a seco limpa instrumentos que são usados na cozinha e em ambientes médicos. Geralmente, um forno é comprado especificamente para este propósito. Antes de usar o forno, certifique-se de que os materiais estejam limpos e secos. Você pode tanto enrolar estes materiais em papel alumínio, musselina, ou algodão dupla camada, deixá-los abertos, ou colocá-los em um compartimento com tampa de metal. Coloque os items no forno. Eles estarão esterilizados depois de uma hora a 170 graus, duas a 160, e duas horas e meia a 150 graus. Se estiver esterilizando instrumentos de corte, não aqueça o forno a mais de 160 graus, ou ficarão sem fio. Durante o processo, não abra o forno.
Armazenamento dos materiais
O armazenamento apropriado garantirá que os materiais esterilizados assim permaneçam. Mantenha-os em áreas sem muito tráfico e temperaturas moderadas, além de cobertos, até que você esteja pronto para usá-los. Se esterilizar materiais descobertos, eles ficarão estéreis por até uma semana, desde que em compartimento fechado.
Manutenção do forno
Para garantir que o forno esteja esterilizando os itens de modo apropriado, você precisa dar a devida manutenção. Todas as semanas, cheque se medidor de temperatura está correto. Coloque um termômetro no forno para aferir se a temperatura mostrada é precisa.
Limpeza do forno
O forno usado na esterilização deve permanecer limpo. A noite anterior a limpeza, cubra a iluminação e aberturas de aquecimento com papel alumínio. Remova as prateleiras e borrife limpador de forno no local. Deixe por toda a noite. Certifique-se de que o cômodo seja ventilado. Na manhã seguinte, use uma esponja para limpar completamente o forno. As manchas difíceis precisarão de mais limpador. Enxágue a esponja em um balde com água várias vezes enquanto esfrega o forno. Quando estiver limpo, limpe as prateleiras com um limpador de metal. Coloque papel alumínio na parte inferior do forno para evitar respingos. Ligue-o a 300 graus por 15 minutos para secagem, evitando contato com os vapores neste processo.
Sobre o Autor
Katie Tonarely started writing professionally in 2008. Her work appears in the Springfield "News-Leader" and she provides consumer-related content for various websites. Tonarely received a Bachelor of Arts in English education with a minor in journalism from Evangel University in Springfield, Mo.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images