Como fazer carvão com cascas de coco
shell image by Ogis from Fotolia.com
Em países em desenvolvimento com acesso limitado a combustíveis fósseis, como petróleo e gás, as pessoas assam madeira e outros materiais fibrosos, como cascas de coco, para reduzi-los a carvão. O processo de assar esses materiais remove os componentes que retardam a combustão, como água e alcatrão, e queima os gases hidrogênio e metano, altamente combustíveis. O resultado é um carvão com alto teor de carbono que queima de maneira uniforme e produz uma quantidade de calor maior que a matéria-prima original. O processo de converter cascas de coco para carvão usa um forno ou tambor especial para remover toda a umidade das cascas, sem transformá-las completamente em cinzas.
Step 1
Limpe as cascas de coco e remova quaisquer fibras da parte externa. As fibras externas da casca de coco são altamente inflamáveis, e pegarão fogo ao invés de cozinhar.
Step 2
Deixe as cascas de coco curarem por seis meses. Guarde-as em um local quente e seco. Isso eliminará a maior parte da umidade das cascas, permitindo que carbonizem ao invés de queimar no forno.
Step 3
Coloque as cascas de coco em um tambor ou forno para fazer carvão, especialmente desenvolvido para a produção de carvão. Esses fornos evitam que as cascas de coco tenham contato direto com as chamas e permitem o controle do fluxo de ar. O calor dentro do forno cria um ambiente para secagem.
Step 4
Reduza ou aumente a entrada de ar no forno para manter uma temperatura de 260 a 482 °C. As cascas produzirão pequenas chamas. Entretanto, desde que a temperatura média do forno permaneça abaixo dos 482 °C, o processo criará mais carvão do que cinzas.
Step 5
Cozinhe as cascas por entre três a cinco horas, até que você possa perfurá-las sem que se estilhacem.
Step 6
Retire os carvões de coco do forno e deixe-os esfriar.
Step 7
Quebre as cascas de coco carbonizadas em pedaços menores, se preferir.
Referências
Advertência
- Não deixe o fogo queimando sem supervisão.
Sobre o Autor
Transplanted Yankee Erin Watson-Price lives in Birmingham, Ala., and has been writing freelance articles since 1997. She worked as writer/co-editor for Coast to Coast Dachshund Rescue's newsletter, "The Long and the Short of It." In 2007 she obtained a certification as a copy editor. Watson-Price holds a Bachelor of Arts in creative writing from Southern Illinois University-Edwardsville.
Créditos Fotográficos
shell image by Ogis from Fotolia.com