×
Loading ...

A temperatura afeta a sobrevivência das formigas?

Formigas normalmente têm dificuldade para sobreviver em temperaturas frias. No entanto, algumas espécies de formigas sobrevivem ao frio, apesar de serem de sangue frio. Muitas formigas se agrupam no formigueiro e contam com o calor do corpo para sobreviver. De acordo com o banco de dados japonês de imagens de formigas, as formigas podem desenvolver a gordura corporal por comer grandes quantidades de alimentos no outono. Os seres humanos ajudam algumas formigas sobreviverem, fornecendo lugares aquecidos. Outras espécies simplesmente não sobrevivem.

Algumas formigas mal conseguem sobreviver ao inverno (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sobrevivência no subsolo

O solo absorve o calor e tem temperaturas mais elevadas e mais estáveis ​​do que os locais acima dele, permitindo que as formigas sobrevivam. Além disso, elas não estão expostas ao vento frio quando vivem no subsolo. No entanto, elas devem eventualmente se aventurar fora de seus formigueiros para encontrar comida. Formigas podem mudar seus ninhos para regular as temperaturas internas. Perto da entrada do formigueiro, essas formigas constroem montículos que servem como coletores solares que aumentam as temperaturas internas. Para outras espécies, a entrada do formigueiro fecha naturalmente, devido ao solo cobrindo o buraco. As formigas podem empurrar o solo para fora do caminho no inverno e retomar suas atividades normais.

Loading...

Residência em casa

Algumas espécies de formigas, como a formiga-faraó, cria ninhos dentro das casas. Algumas colônias têm várias rainhas e centenas de trabalhadores. Outra espécie, a formiga-ladra, pode construir um ninho dentro de casa ou perto da fundação. A formiga de pavimento forma ninhos nas paredes de alvenaria das casas. Várias espécies de formigas podem formar casas em fissuras e juntas secas entre os elementos estruturais. Enquanto as formigas tendem a hibernar durante o inverno, o forno e o calor do sol aquecem as paredes da casa e podem acordar formigas aninhadas, levando-as a se tornarem ativas durante o esse período.

Abrigos

As formigas de cupim moram na madeira, o que pode funcionar como um isolante, embora ainda congele no interior. Quando as temperaturas caem, as formigas desaceleram o seu metabolismo e a rainha deixa de colocar ovos. Os trabalhadores desenvolvem gordura no corpo e o gáster deles incha visivelmente. Algumas formigas encontram lugares para hibernar. Por exemplo, de acordo com o banco de dados japonês de imagens de formigas, as formigas Camponotus obscuripes podem encontrar uma árvore seca e sobreviver. Formigas de nozes vivem em pequenas colônias dentro de nozes, que são enterradas no interior do solo. A maioria destas formigas não sobrevivem, embora façam o suficiente para perpetuar a espécie.

Morte

Algumas espécies de formigas simplesmente não sobrevivem o inverno. Uma espécie de formiga de fogo híbrida na Geórgia, Estado Unidos, viajou em direção ao norte, onde foi submetida a temperaturas mais frias. A formiga de fogo híbrida não foi capaz de sobreviver às temperaturas mais frias do inverno, de acordo com a South Carolina Entomological Society.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...